CTT e DHL eCommerce unem forças para criar redes de entrega de encomendas líderes na Península Ibérica

19 de Dezembro, 2024

Foto da notícia
  • As duas empresas combinarão redes de entrega de encomendas de alta eficiência no e-commerce B2B e B2C, incluindo entregas out-of-home, com capacidade diária superior a 1 milhão de envios na Península Ibérica.
  • Para consolidar a parceria, o Grupo CTT vai adquirir uma participação de 25% na DHL eCommerce Espanha e a DHL eCommerce vai adquirir uma participação de 25% na CTT Expresso Portugal. Por outro lado, a CTT Expresso vai adquirir a DHL eCommerce Portugal.
  • Ambas as partes têm a opção de aumentar, no futuro, as suas participações minoritárias até 49%.

A CTT Expresso e a DHL eCommerce acordaram numa parceria estratégica, orientada para reforçar a eficiência e endereçar as oportunidades de crescimento dos mercados de e-commerce e distribuição de encomendas em Espanha e Portugal que, em conjunto, formam o 4º maior mercado da Europa.

Esta colaboração destina-se a criar as redes de recolha e distribuição mais abrangentes nos dois países. Para o efeito, as empresas serão transformadas em joint ventures especializadas.

Para concretizar a parceria, a DHL em Portugal será integrada na CTT Expresso, tornando-se a CTT Expresso a distribuidora de e-commerce da DHL em Portugal.

Em Espanha, a CTT Express, a filial espanhola da CTT Expresso, vai concentrar-se nos serviços B2C, enquanto a DHL eCommerce em Espanha se ocupará das operações B2B, o que criará redes altamente eficientes para o processamento de encomendas e distribuição de última milha, melhorando a experiência do cliente em toda a Península Ibérica.

"Os CTT e a DHL eCommerce partilham valores comuns e a sua está história profundamente enraizada no sector das encomendas e da logística, tendo a qualidade e a fiabilidade como foco. Ao unirmos forças na Península Ibérica, criamos valor real para os nossos clientes e somos cada vez mais o parceiro que o comércio eletrónico em expansão precisa. Além disso, ao unir forças com a DHL eCommerce na Península Ibérica e ao incorporar a DHL eCommerce em Portugal, a CTT Expresso acelera o seu crescimento e alcance de mercado, melhorando a sua posição como o operador logístico de comércio eletrónico com maior crescimento na Península Ibérica”, afirma João Bento, CEO dos CTT.

“Hoje, estamos a cimentar as bases para um acesso e expansão inigualáveis ao mercado em toda a Europa para os nossos clientes. O comércio eletrónico na Península Ibérica está preparado para um crescimento significativo nos próximos anos. O nosso investimento e a nossa colaboração criam uma rede de elevado desempenho, melhorando a qualidade e a fiabilidade do serviço para os segmentos B2B e B2C, com o objetivo de obter 1 milhão de milhões de euros em receitas provenientes de operações conjuntas. Ao alavancar os pontos fortes individuais dos CTT e da DHL eCommerce, esta parceria posiciona-nos como a melhor escolha para empresas de comércio eletrónico e retalhistas que pretendem crescer”, afirma Pablo Ciano, CEO da DHL eCommerce.

 

Nova colaboração para aumentar a conveniência ao cliente e a fiabilidade do serviço

Com uma rede de 20 000 pontos de entrega (PUDO), 22 hubs e 257 entrepostos em toda a Península Ibérica, juntamente com mais de 1 000 cacifos Locky, os CTT Expresso são uma das principais empresas de entrega de encomendas em Portugal e uma das que mais rapidamente crescem em Espanha. A DHL eCommerce tem uma expressiva presença em Espanha, com mais de 3 000 pontos de serviço, 7 hubs e 73 entrepostos.

A integração de ambas as redes aumentará a conveniência ao cliente, permitindo-lhe, por exemplo, entregar e receber encomendas em pontos de entrega de qualquer um dos parceiros. Está planeada a expansão da rede out-of-home, implementando 10 000 novos cacifos nos próximos anos. Além disso, aproveitando a rede europeia da DHL eCommerce e a experiência no transporte internacional de encomendas, esta parceria oferecerá soluções otimizadas não só para empresas de e-commerce nacionais, mas também internacionais.

A parceria irá operar com marcas independentes: “CTT Express, a partnership with DHL” no segmento B2C e “DHL, a partnership with CTT Express” no segmento B2B.

O negócio e a parceria delineada dependem das aprovações regulatórias aplicáveis. A transação só será implementada após a obtenção da autorização nos termos dos requisitos legais relevantes de controlo de concentrações.