CTT realizaram mais de 9 mil horas de voluntariado -Dia Internacional do Voluntariado

4 de Dezembro, 2020

Os CTT registaram mais de 9 mil horas de voluntariado desde 2015, no âmbito da sua estratégia de responsabilidade social corporativa. O Dia Internacional do Voluntariado celebra-se este sábado, dia 5 de dezembro, tendo sido estabelecido em 1985, pela Nações Unidas, com o objetivo de valorizar e incentivar o serviço voluntário em todo o mundo.

Até ao momento os CTT contam com uma bolsa de 607 voluntários/as, representando 5% do efetivo CTT. Desde 2015, foram realizadas 90 ações de voluntariado, perfazendo um total de mais de 9 mil horas de voluntariado nos últimos cinco anos. Os CTT iniciaram o seu percurso de voluntariado empresarial em 2006, por forma a promover a consolidação da cidadania empresarial e contribuir para mudanças socioeconómicas e ambientais e desde essa data, a Empresa atribui 16 horas laborais para voluntariado por ano a cada colaborador/a.

As ações de voluntariado realizadas pelos CTT são de cariz ambiental e social, umas de continuidade e outras pontuais. As ações de continuidade, traduzem-se por exemplo nas plantações de árvores no âmbito das campanhas anuais “Uma Árvore pela Floresta”, em parceria com a Quercus. Esta iniciativa em que voluntários CTT e a população no geral plantam árvores de espécies autóctones em mais de dez Áreas Protegidas e Matas Nacionais de Portugal Continental e da Madeira, já permitiu a plantação de quase 100 000 árvores. Outro exemplo é o Voluntariado de Mentoring EPIS/CTT, que já vai na sua 3ªedição trienal e em que alunos/as em risco de insucesso escolar, são acompanhados/as por Mentores/as, voluntários/as CTT.

As ações pontuais são maioritariamente de natureza ambiental, tais como plantação de árvores, limpeza de espécies vegetais invasoras ou intervenções no CRASM -Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto; mas também de natureza social como acompanhamento de jovens, pessoas idosas, deficientes a várias iniciativas de cariz lúdico e cultural; e pintura de associações.

Os CTT assumem o compromisso de estarem cada vez mais envolvidos com a sua estratégia de responsabilidade social, pensando no futuro de todos, contribuindo através das ações de voluntariado para a redução de algumas disparidades sociais e ajuda ao próximo, com entrega total.