CTT participam em conferência internacional de Correio e Expresso

18 de Outubro, 2022

Os CTT – Correios de Portugal vão participar na conferência internacional Parcel and Post Expo, organizada em parceria com a Universal Postal Union (UPU) e que decorre de 18 a 20 de outubro em Frankfurt, na Alemanha.

Esta conferência irá reunir as principais empresas do setor, para discutir temas ligados ao setor postal, inovação, logística, expresso comércio eletrónico e start-ups. A conferência será palco das mais inovadoras tecnologias do setor.

Os CTT, além de participarem em vários painéis, farão parte da equipa de júris da competição de start-ups, a 18 de outubro, e co-organizam o PostEurop Innovation Forum (do qual assumem o Chairmanship), em parceria com a Postal Innovation Platform. Esta sessão visa debater tecnologias e soluções disruptivas para o setor postal e logístico. Vão ser abordados temas como o blockchain e a forma como este está a transformar a indústria, desde a optimização de processos, passando pelo tracking e pelos pagamentos, aumentando a eficiência e simplificando processos. As criptomoedas e as soluções NFT no domínio mais tradicional do setor postal, a Filatelia, também serão um dos temas em discussão. Na segunda parte desta sessão, um conjunto de start-ups apresentará as suas soluções inovadoras para o setor postal e logístico, que serão debatidas por um painel de peritos do setor.

Os CTT apostam fortemente na inovação e têm um programa de interação com start-ups: o programa 1520 StartUProgram desenvolve e apoia start-ups nacionais e contribui em simultâneo para o desenvolvimento do seu próprio ecossistema. O programa de interação com start-ups visa abrir as portas dos CTT ao respetivo ecossistema, procurando projetos que se enquadrem no negócio, potenciando áreas de colaboração conjunta e com os benefícios recíprocos que daí advêm. Desde a sua criação, o programa já mapeou mais de 1800 empresas, contando com 29 projetos atualmente em curso: 12 em parcerias comerciais, 17 em projetos de co-criação (4 em piloto técnico e 13 em produção) e 1 aquisição – Recibos Online.

Os CTT contam ainda com um fundo de investimento, o Fundo TechTree, com dotação de 5 milhões de euros, que visa investir em start-ups (seed, series A e growth) e pequenas e médias empresas, privilegiando a atuação em setores alinhados com as prioridades dos CTT, nomeadamente e-commerce, operações & logística, comunicações, fintech, retalho, publicidade e sustentabilidade.