CTT e Quercus lançam campanha 'Dois em Um' e incentivam à reflorestação do território português
16 de Novembro, 2023
No ano em que a iniciativa ‘Uma Árvore pela Floresta’ comemora o seu 10.º aniversário, os CTT e a Quercus acabam de lançar uma campanha de Natal, destinada à população em geral, sob o mote ‘Dois em Um’, incentivando à reflorestação do território nacional.
A campanha estará disponível até 31 de dezembro, apenas na Loja online dos CTT. Assim, todas as pessoas que adquirirem um kit digital vão estar, na verdade, a adquirir duas árvores para plantar, o que permitirá um maior número de plantações no próximo ano e um maior número de ofertas de Natal.
De acordo com João Bento, CEO dos CTT, “plantar uma árvore é um presente para a vida e representa um compromisso com o nosso planeta e com as gerações futuras. Por isso, nada melhor do que aproveitar (também) a época festiva que se aproxima para sensibilizar amigos e família para os temas urgentes do combate às alterações climáticas e do restauro da nossa paisagem florestal. Este é um projeto muito acarinhado dentro dos CTT e uma parceria com a Quercus que valorizamos muito. Certamente que, juntos, continuaremos a contribuir ativamente para um mundo melhor.”
“O que começa por ser um simples gesto como comprar uma árvore e ir plantá-la com amigos e familiares, pode ser um primeiro passo para mobilizar gerações mais novas para a defesa do planeta. Num momento em que as alterações climáticas e a desflorestação são preocupações crescente para a maioria das pessoas, a campanha é, também por isso, uma forma de consciencialização ambiental para a importância das florestas e dos ecossistemas”, afirma Alexandra Azevedo, presidente da Quercus.
E porque o melhor destas celebrações é estar no terreno, além da campanha em vigor, está já agendada uma plantação para o próximo dia 20 de janeiro, em Santarém, pelas 10h00, aberta a todos os interessados, mediante inscrição prévia no site dos CTT.
Ao abrigo da campanha ‘Uma Árvore pela Floresta’, entre 2013 e 2022, já foram plantadas cerca de 115.000 árvores autóctones em várias Áreas Classificadas e Protegidas, com especial incidência nas mais afetadas pelos fogos florestais.