Configuração da app
Aceda ao menu Apps / Outros para configurar e ativar a app Avaliação de produtos.
Configurar e-mail de notificação
Deve definir se pretende que seja ou não enviado um email ao cliente, para que este possa efetuar a avaliação do(s) produto(s) que encomendou. Pode igualmente definir quando o mesmo é enviado.
O email para o cliente efetuar a avaliação é enviado quando o estado da encomenda é alterado para Entregue no menu Encomendas e dentro do tempo definido no campo Enviar e-mail ao cliente para fazer avaliação, no detalhe da app.
Cupão de desconto
Pode também escolher enviar um cupão de desconto, de forma a incentivar o cliente a fazer uma avaliação e a realizar uma nova encomenda na loja online. Para tal, deve criar o cupão a partir do menu Promoções e, de seguida, selecioná-lo no campo Cupão de desconto na app Avaliação de produtos.
Após a encomenda passar ao estado Entregue, é enviado um email ao cliente a agradecer a recente compra e a indicar que se efetuar a avaliação, receberá uma oferta. Após o cliente realizar a avaliação do produto, receberá um segundo email com o código do cupão como agradecimento.
Partilhar as avaliações de produto na loja online
Na página de configurações da app Avaliação de produtos tem disponível uma opção que permite mostrar as avaliações, não só no detalhe de cada produto, mas também nas listagens dos mesmos na loja online e em páginas específicas (ex. homepage).
Mostrar avaliações nas listagens de produtos
Com esta opção selecionada, as avaliações surgem nas listagens de produtos da loja.
Bloco de avaliações
Com esta opção pode adicionar um bloco de avaliações de produtos em diferentes páginas da loja (ex.: homepage, Sobre nós, categorias, etc.).
Gerir as avaliações de produto recebidas
Quando começar a receber avaliações, pode geri-las na própria app e escolher se pretende publicar, cancelar ou eliminar cada avaliação. Também pode alterar a vista das avaliações dentro da app ao optar por selecionar as colunas das avaliações ou dos produtos, assim como, pesquisar por avaliações específicas.
Após receber e aprovar as avaliações de um produto, estas são também apresentadas na ficha técnica de cada produto, acessível a partir do menu Produtos na área de gestão. Apenas as avaliações publicadas são contabilizadas na ficha de cada produto.
Resumo do funcionamento das avaliações de produto
Ordenação e filtros de produtos por avaliações
Ordenação das listagens de produtos
Quando ativa a app Avaliação de produtos, fica disponível uma nova opção de ordenação de produtos nas páginas com listagens de produtos, como é exemplo a página Todos os produtos. Com recurso ao Editor de Templates, no menu Aparência, em Definições gerais > Listagem de produtos > Critério de ordenação, pode definir por defeito a ordenação das listagens de produtos por avaliações. Desta forma, os produtos com avaliações surgem em primeiro lugar nas listagens.
Filtros de produtos
Nos templates Learts e Bold, as avaliações são usadas como filtros de produtos, para que os clientes possam segementar as listagens por produtos com classificações. O filtro surge por defeito com a app ativa e desde que existam avaliações publicadas. Pode desativá-lo a qualquer momento nas configurações do Editor de Templates, em Definições gerais > Listagem de produtos > Filtros de produtos.
Como as avaliações de produtos beneficiam a sua loja online?
Geram confiança nos clientes
A avaliação de produtos gera confiança e segurança que os consumidores necessitam para comprar online.
Fatores como insegurança acerca da qualidade do produto ou credibilidade da loja podem impedir que potenciais consumidores comprem online. Ao comprar numa loja online não é possível verificar o produto presencialmente, pelo que as avaliações podem quebrar a barreira da incerteza.
Informação para melhorar satistação e experiência do cliente
Através da avaliação de produtos, consegue entender as necessidades dos clientes que compram na loja online ou até se algum produto não correspondeu às expetativas. As avaliações dos clientes são opiniões sinceras e sem filtros, pelo que através destas consegue identificar problemas com os produtos/serviços e criar estratégias para solucioná-los, melhorando a satisfação e a experiência dos clientes na loja online.
Aumento das vendas
As avaliações positivas na loja transmitem segurança e confiança a outros potenciais clientes durante o processo de compra, podendo assim aumentar a frequência e o valor das suas compras.
Ajuda a otimizar o SEO
As avaliações tornam as páginas dos produtos mais relevantes, detalhadas e completas, o que ajuda a aumentar a interação do cliente com a loja onlie, bem como o tempo de permanência na mesma. Os clientes acabam por usar palavras-chave importantes, também procuradas por outros clientes nos motores de busca.
Estes fatores podem ajudar no posicionamento do website no motor de busca. Quanto melhor posicionado estiver um site, maior a probabilidade de ser visitado. Por essa razão, o tráfego orgânico aumenta.
Além disso, a app Avaliação de produtos integra de forma automática com a classificação de produtos do Google, que permite adicionar as estrelas de classificação aos resultados da pesquisa sob a forma de Rich Snippets. Isto é possível através dos dados estruturados ou schema. que ajudam os motores de busca a entender o conteúdo das páginas indexadas.
Usar rich snippets é fundamental para obter melhores resultados na estratégia de SEO. Isto porque estas informações melhoram a experiência do utilizador na página de resultados, já que o utilizador consegue identificar e obter mais informações sobre o conteúdo que irá encontrar ao aceder à página.
Reduz as trocas ou devoluções
As avaliações são úteis para o processo de decisão de compra do consumidor, pois ao verificar outras opiniões consegue encontrar um produto mais adequado às suas necessidades.Desta forma, fará compras mais assertivas e é mais provável que fique satisfeito com o produto.
As avaliações de produtos contribuem para diminuir a probabilidade de troca ou devolução do produto, evitando custos para ambas as partes.
Como gerir avaliações negativas?
É comum os comerciantes ficarem reticentes em manter avaliações negativas visíveis na sua loja online, no entanto é importante que tenha uma solução eficaz para gerir estas críticas. Considere não eliminar estas críticas e encare-as como uma oportunidade de mudar a impressão negativa com que o cliente ficou.
Deve criar uma resposta personalizada com o objetivo de solucionar o problema e mostre-se disponível para ajudar o cliente. É fundamental manter uma posição calma e cordial, que demonstre transparência e que enfatize que a experiência e opinião dos seus clientes é importante.