Configuração da app
Aceda ao menu Apps / Outros para configurar e ativar a app Avaliação de produtos.
Configurar e-mail de notificação
Deve definir se pretende que seja ou não enviado um email ao cliente, para que este possa efetuar a avaliação do(s) produto(s) que encomendou. Pode igualmente definir quando o mesmo é enviado.
O email para o cliente efetuar a avaliação é enviado quando o estado da encomenda é alterado para Entregue no menu Encomendas e dentro do tempo definido no campo Enviar e-mail ao cliente para fazer avaliação, no detalhe da app.
Cupão de desconto
Pode também escolher enviar um cupão de desconto, de forma a incentivar o cliente a fazer uma avaliação e a realizar uma nova encomenda na loja online. Para tal, deve criar o cupão a partir do menu Promoções e, de seguida, selecioná-lo no campo Cupão de desconto na app Avaliação de produtos.
Após a encomenda passar ao estado Entregue, é enviado um email ao cliente a agradecer a recente compra e a indicar que se efetuar a avaliação, receberá uma oferta. Após o cliente realizar a avaliação do produto, receberá um segundo email com o código do cupão como agradecimento.
Partilhar as avaliações de produto na loja online
Pode mostrar as avaliações, não só no detalhe de cada produto, mas também nas listagens dos mesmos na loja online. Para tal, basta selecionar a opção Mostrar avaliações nas listagens de produtos.
Com esta opção ativa, as avaliações irão surgir na seguinte forma:
Após estas configurações, deve clicar em Ativar app.
Gerir as avaliações de produto recebidas
Quando começar a receber avaliações, pode geri-las na própria app e escolher se pretende publicar, cancelar ou eliminar cada avaliação. Também pode alterar a vista das avaliações dentro da app ao optar por selecionar as colunas das avaliações ou dos produtos, assim como, pesquisar por avaliações específicas.
Resumo do funcionamento das avaliações de produto
Como as avaliações de produtos beneficiam a sua loja online?
Geram confiança nos clientes
A avaliação de produtos gera confiança e segurança que os consumidores necessitam para comprar online.
Fatores como insegurança acerca da qualidade do produto ou credibilidade da loja podem impedir que potenciais consumidores comprem online. Ao comprar numa loja online não é possível verificar o produto presencialmente, pelo que as avaliações podem quebrar a barreira da incerteza.
Informação para melhorar satistação e experiência do cliente
Através da avaliação de produtos, consegue entender as necessidades dos clientes que compram na loja online ou até se algum produto não correspondeu às expetativas. As avaliações dos clientes são opiniões sinceras e sem filtros, pelo que através destas consegue identificar problemas com os produtos/serviços e criar estratégias para solucioná-los, melhorando a satisfação e a experiência dos clientes na loja online.
Aumento das vendas
As avaliações positivas na loja transmitem segurança e confiança a outros potenciais clientes durante o processo de compra, podendo assim aumentar a frequência e o valor das suas compras.
Ajuda a otimizar o SEO
As avaliações tornam as páginas dos produtos mais relevantes, detalhadas e completas, o que ajuda a aumentar a interação do cliente com a loja onlie, bem como o tempo de permanência na mesma. Os clientes acabam por usar palavras-chave importantes, também procuradas por outros clientes nos motores de busca.
Estes fatores podem ajudar no posicionamento do website no motor de busca. Quanto melhor posicionado estiver um site, maior a probabilidade de ser visitado. Por essa razão, o tráfego orgânico aumenta.
Além disso, a app Avaliação de produtos integra de forma automática com a classificação de produtos do Google, que permite adicionar as estrelas de classificação aos resultados da pesquisa sob a forma de Rich Snippets. Isto é possível através dos dados estruturados ou schema. que ajudam os motores de busca a entender o conteúdo das páginas indexadas.
Usar rich snippets é fundamental para obter melhores resultados na estratégia de SEO. Isto porque estas informações melhoram a experiência do utilizador na página de resultados, já que o utilizador consegue identificar e obter mais informações sobre o conteúdo que irá encontrar ao aceder à página.
Reduz as trocas ou devoluções
As avaliações são úteis para o processo de decisão de compra do consumidor, pois ao verificar outras opiniões consegue encontrar um produto mais adequado às suas necessidades.Desta forma, fará compras mais assertivas e é mais provável que fique satisfeito com o produto.
As avaliações de produtos contribuem para diminuir a probabilidade de troca ou devolução do produto, evitando custos para ambas as partes.
Como gerir avaliações negativas?
É comum os comerciantes ficarem reticentes em manter avaliações negativas visíveis na sua loja online, no entanto é importante que tenha uma solução eficaz para gerir estas críticas. Considere não eliminar estas críticas e encare-as como uma oportunidade de mudar a impressão negativa com que o cliente ficou.
Deve criar uma resposta personalizada com o objetivo de solucionar o problema e mostre-se disponível para ajudar o cliente. É fundamental manter uma posição calma e cordial, que demonstre transparência e que enfatize que a experiência e opinião dos seus clientes é importante.