Importação de produtos

A importação de produtos permite extrair dados de um ficheiro csv e criar produtos na sua loja. Este é um procedimento que o pode ajudar caso pretenda mudar de outro serviço de ecommerce para a Loja Online CTT ou se precisar de fazer alterações e atualizações aos produtos existentes na sua loja.

O título de cada coluna não tem obrigatoriamente que ter a designação e ordem que apresentamos no ficheiro de exemplo. Caso o seu ficheiro csv tenha uma estrutura diferente, no decorrer do processo de importação pode selecionar, mapear e editar esta informação.

  • Aceda ao menu Produtos da sua plataforma de gestão
  • Clique em Importar (canto superior direito) e de seguida em Importar Produtos
  • Selecione o seu ficheiro csv
  • Clique no botão Seguinte
  • Verifique se todos os campos foram identificados ou se é necessário Editar/Ignorar alguma coluna
  • Clique em Seguinte
  • Verifique a confirmação de importação
  • Finalize em Importar
  • No Histórico de importações pode visualizar os produtos novos que foram inseridos, na opção Ver produtos
  • Vai receber um e-mail com informação detalhada sobre a importação de produtos que acabou de realizar

Veja o vídeo tutorial com todos os passos da importação de produtos:

As imagens e ficheiros do produto são importados de modo assíncrono, o que significa que este processo pode demorar algum tempo, dependendo do número de imagens e ficheiros a importar.

Estrutura do ficheiro csv

Handle - Obrigatório

É o identificador de cada produto. Corresponde ao campo editável do URL do produto.
O handle pode conter letras, traços e números, sem espaços (os espaços são substituídos por traços: -).

Cada linha do ficheiro csv que contenha um handle diferente é tratado como um novo produto. Se quiser adicionar várias imagens para o mesmo produto, ou se o produto tiver variantes, deve ter várias linhas com o mesmo handle.

Title - Obrigatório

Corresponde ao Título do Produto

Excerpt

Corresponde ao Excerto do Produto.

Description

Corresponde à Descrição do produto.

SKU

Corresponde à Referência/SKU do produto.

Status

Corresponde ao Estado do produto

Este campo é opcional. Se não for colocada qualquer informação ou se a informação colocada não estiver correta (por exemplo: Out of stock em vez de out_of_stock) o produto fica no estado Ativo.

Este campo deve ser preenchido apenas com valores reservados: active, hidden, out_of_stock ou soon

Tabela de equivalência de campos
Estado do produto Valor reservado
Ativo active
Escondido hidden
Sem stock out_of_stock
Brevemente soon
Categories - Obrigatório

Corresponde à(s) categoria(s) ou subcategoria(s) do produto.
Deve separar por virgulas caso pretenda inserir várias categorias ou subcategorias.

As subcategorias devem ser inseridas da seguintes forma: Categorias principal>subcategoria (exemplo: Merchandising>T-shirts).
Note o sinal de maior a separar a categoria principal da subcategoria: >

Caso a categoria ou a subcategoria não exista na sua loja, será criada automaticamente.

Brand

Corresponde à marca do produto.


Tags

Corresponde às tags que pode atribuir aos produtos. Podem ser características específicas comuns a vários artigos.
Se importar um ficheiro para atualizar produtos que já têm tags definidas, as tags atuais serão substituídas pelas do ficheiro.


Product Visibility

Corresponde ao campo Visibilidade do produto. Pode condicionar a visibilidade do produto com tags de clientes.

  • include - para condicionar a visibilidade dos produtos apenas para os clientes com as tags selecionadas.
  • exclude - para condicionar a visibilidade dos produtos apenas para os clientes que não têm as tags selecionadas.

Caso não seja preenchido, o produto ficará visível para todos os clientes.


Clients Tags

Corresponde ao campo Tags de cliente. Deve ser preenchido com as tags de clientes que quer usar.
Se importar um ficheiro para atualizar produtos que já têm tags de clientes definidas na visibilidade, as tags atuais serão substituídas pelas do ficheiro.

Taxes

Corresponde ao campo Taxa (IVA) (valor numérico).

Aviso: o método antigo para cálculo de impostos sobre produtos e portes de envio, através dos campos Taxa (IVA) na ficha de produtos e Taxa sobre portes de envio, no menu Configurações / Taxas, já não se encontra disponível.
Nesse sentido, deve migrar para novo método de cálculo de impostos, que permite configurar regiões fiscais com impostos diferenciados por país. Saber mais
Caso envie o ficheiro apenas com a coluna Taxes preenchida, e a mesma tenha um valor maior do que 0, quando alterar para o novo método de cálculo de impostos, a opção Cobrar impostos sobre este produto é ativada e fica definida para a Cobrar o imposto base (pode ser necessário editar o artigo para atribuir uma exceção de impostos).

Taxable


Corresponde ao campo Cobrar impostos sobre este produto, que surge na secção Impostos da ficha de produto. Saber mais

  • true - para ativar a cobrança de impostos no produto
  • false - para desativar a cobrança de impostos no produto


Ao definir este campo para o valor true, sem definir qualquer taxa reduzida (Reduced rate), o produto fica com a opção Cobrar imposto base ativada.

Reduced rate


Corresponde ao campo Cobrar uma excepção de impostos.
A designação da exceção deve ser escrita em inglês, com base na lista de exceções prevista (ex. some books ou admission to cultural events). Caso a forma como a exceção é escrita não corresponda à designação da mesma na lista, o produto será configurado com a opção Cobrar imposto base.
Este campo pode ser enviado sem qualquer preenchimento, quando não se aplica uma exceção de impostos.

Wholesale

Corresponde à opção Activar preço de revenda para este produto.

  • true - para ativar o preço de revenda no produto
  • false - para desativar o preço de revenda no produto

Este campo faz parte da funcionalidade de Revenda / B2B, associada ao Plano Corporate Plus.

Wholesale Exclusive

Corresponde à opção Produto exclusivo para revenda.

  •  true - para definir que o produto é exclusivo de revenda
  • false - para definir que o produto não é exclusivo de revenda

Este campo faz parte da funcionalidade de Revenda / B2B, associada ao Plano Corporate Plus.

Stock notify

Corresponde ao campo Notificação de Stock (unidades).

Stock Backorder

Corresponde ao campo Permitir encomendas sem stock.

  • true - para permitir encomendas de produtos sem stock
  • false - para não permitir encomendas de produtos sem stock
Stock Show

Corresponde ao campo Mostrar informação de stock.

  • true - para mostrar informação de stock
  • false - para não mostrar informação de stock
Stock Sold Single

Corresponde ao campo Venda Individual.

  • true - para permitir a venda de apenas 1 unidade por encomenda
  • false - para não restringir a venda de apenas 1 unidade por encomenda
Shipping Alone

Corresponde ao campo Calcular portes para apenas 1 unidade.

  • true - para calcular os portes para apenas 1 unidade de produto
  • false - para calcular os portes para todas as unidades de produto
Image

Corresponde ao campo Imagens. O valor que deve colocar é o URL completo da image (ex.: http://www.exemplo.pt/imagem.jpg).

Pode fazer upload das imagens para o gestor de media da sua plataforma de gestão e desta forma obter o URL.

Para inserir várias imagens, deverá colocar uma imagem por linha, sempre acompanhado no handle do produto. Veja o exemplo abaixo:

Exemplo para colocar 3 imagens no mesmo produto
Handle Image
t-shirt http://www.exemplo.pt/imagem-1.jpg
t-shirt http://www.exemplo.pt/imagem-2.jpg
t-shirt http://www.exemplo.pt/imagem-3.jpg
Video

Corresponde ao campo Video (URL).

File

Corresponde ao campo Ficheiro (URL).

Featured

Corresponde ao campo Produto é destaque.

  • true - para a opção ficar activa
  • false - para a opção ficar inactiva
New

Corresponde ao campo Produto é novidade.

  • true - para a opção ficar activa
  • false - para a opção ficar inactiva
Promotion

Corresponde ao campo Produto é promoção.

  • true - para a opção ficar activa
  • false - para a opção ficar inactiva
Page title

Corresponde ao campo Título da página (Motores de Busca).

Meta description

Corresponde ao campo Meta description (Motores de Busca).

Meta tags

Corresponde ao campo Meta tags (Motores de Busca).

Separadores de informação

Os seguintes campos correspondem a configurações de novos separadores de descrição para os produtos:


Tab Type


Corresponde aos tipos de separadores que pode adicionar à descrição do produto.


Tab Title

Corresponde ao título de um novo separador na descrição do produto (Ex.: Guia de tamanhos ou Segurança do produto).


Tab Content

Apenas é necessário preencher no caso de escolher um separador de conteúdo (content ou gpsr_content). Este campo deve ser preenchido com a informação a apresentar no novo separador.


Tab Page Id

Apenas é necessário preencher no caso de escolher um separador de página (page ou gpsr_page). Preencha este campo com o ID da página, que corresponde aos números apresentados no final do URL disponível ao editar a página (Ex.: https://teste.lojasonlinectt.pt/admin/pages/detail/123456).

Opções de produto

Os seguintes campos correspondem às Opções de produto caso este tenha variantes:

Option 1 Name - Título da 1ª opção (Ex.: Cor)
Option 2 Name - Título da 2ª opção (Ex.: Tamanho)
Option 3 Name - Título da 3ª opção (Ex.: Material)

Option 1 Value - Variantes da 1ª opção (Ex.: Vermelho)
Option 2 Value - Variantes da 2ª opção (Ex.: S)
Option 3 Value - Variantes da 3ª opção (Ex.: Algodão)

Exemplo com 3 grupos de opções de produto
Título da opção Variantes da opção
Cor Vermelho Verde
Tamanho S M L
Material Algodão Seda

Para construir uma estrutura semelhante ao exemplo ilustrado acima, o csv teria que ter a seguinte estrutura:

Excerto de estrutura de campos de opções de produto
Handle Option 1 Name Option 1 Value Option 2 Name Option 2 Value Option 3 Name Option 3 Value
t-shirt Cor Vermelho Tamanho S Material Algodão
t-shirt Cor Vermelho Tamanho S Material Seda
t-shirt Cor Vermelho Tamanho M Material Algodão
t-shirt Cor Vermelho Tamanho M Material Seda
t-shirt Cor Vermelho Tamanho L Material Algodão
t-shirt Cor Vermelho Tamanho L Material Seda
t-shirt Cor Verde Tamanho S Material Algodão
t-shirt Cor Verde Tamanho S Material Seda
t-shirt Cor Verde Tamanho M Material Algodão
t-shirt Cor Verde Tamanho M Material Seda
t-shirt Cor Verde Tamanho L Material Algodão
t-shirt Cor Verde Tamanho L Material Seda

É possível ver a semelhança de estrutura caso usássemos o gestor de produtos para criarmos um produto com as mesmas variantes:

Variants Same Values

Corresponde ao campo Criar opções de produtos com os mesmos valores acima definidos (Preço, Stock, Portes, Peso).

  • true - para criar opções de produto com os mesmos valores do produto
  • false - para criar opções de produto com valores diferentes produto

Option Active

Corresponde ao campo desabilitar de cada variante.

  • true - para colocar a variante activa
  • false - para desativar a variante

Price

Corresponde ao preço das opções de produto.

Se a opção Criar opções de produtos com os mesmos valores acima definidos estiver inactiva (false), deve colocar o preço em todas as variantes do produto.

Price Promo

Corresponde ao campo Preço Promoção.

Percentage show

Corresponde ao campo Mostrar percentagem.

  • true - para mostrar valor de desconto em percentagem
  • false - para não mostrar valor de desconto em percentagem

Price on request

Corresponde ao campo Preço sob Consulta.

  • true - para colocar a variante com preço sob consulta
  • false - a variante não ficará com preço sob consulta

Stock

Corresponde ao campo Stock (unidades).

Shipping

Corresponde ao campo Portes de Envio (valor monetário).

Weight

Corresponde ao campo Peso (gramas).

Origin country

Corresponde ao campo País de origem.
Permite definir o país de fabrico do produto e deve ser preenchido com o código de três letras que identifica o país na nomenclatura da ISO 3166-1 alfa-3 (ex. PRT para Portugal, FRA para França, entre outros).
Caso a origem de um produto seja uma ilha, o campo País de origem deve ser configurado para o país correspondente (ex. PRT para Portugal - Madeira e Portugal - Açores).


Harmonized code


Corresponde ao campo Código HS (Sistema Harmonizado).
Os códigos harmonizados a utilizar são compostos por 6 dígitos (ex. 100810).
Pode fazer a pesquisa por nome ou código hs na plataforma em Produto / Código HS (Sistema Harmonizado). Em caso de dúvida sugerimos a consulta do documento de notas explicativas disponível no Portal das Finanças.


Download


Caso o código inclua um 0 no início, recomendamos que a célula seja formatada como texto ao nível do software de cálculo. Caso contrário, o primeiro algarismo será ocultado e, consequentemente, não será possível identificar o código harmonizado durante a importação.


Digital File Type


Corresponde ao tipo de ficheiro a adicionar. Existem dois tipos de ficheiro:

  • File: para ficheiros digitais num dos formatos permitidos (ex. .jpeg);
  •  Link: quando o ficheiro digital é adicionado através de um link (ex. https://oteulink.pt/download).

Digital File Name


Corresponde ao nome do ficheiro ou link a adicionar (ex. Videoaula 1).


Digital File URL


Corresponde ao endereço do ficheiro ou link a adicionar.
Pode fazer upload dos seus ficheiros para o menu Media, e, dessa forma, obter um URL válido.
Para inserir vários URL de ficheiros e/ou links, deve colocar um URL por linha, sempre acompanhado no handle do produto associado.


Digital File Updates


Corresponde à opção Enviar ficheiros automaticamente.


Pode ser preenchida com um dos seguintes valores:

  • Auto: os ficheiros e/ou links atualizados são enviados automaticamente por e-mail aos clientes que compraram anteriormente (a opção Enviar ficheiros automaticamente fica ativa);
  • Manual: para impedir o envio automático dos ficheiros e/ou links atualizados aos clientes que compraram anteriormente (a opção Enviar ficheiros automaticamente fica desativada).


Com a opção Manual selecionada, o envio dos ficheiros e/ou links atualizados terá de ser feito de forma externa à plataforma.


Digital File Downloads


Corresponde à opção Sem limite de transferências.
A opção pode ser preenchida com o valor True, quando não existe limite de transferências, ou com o número de downloads que podem ser feitos (ex. 2) após a compra.


Digital File Expires


Corresponde à opção Sem validade de transferências.
A opção pode ser preenchida com o valor True, quando não existe validade para a transferência, ou com o número de dias (ex. 30) relativo ao prazo em que a transferência pode ser feito após a compra.
Os campos Digital File Type, Digital File URL, Digital File Updates, Digital File Downloads e Digital File Expires só podem ser preenchidos nos Produtos digitais.

Atualização de Produtos

A importação de produtos permite também atualizar e complementar os produtos da sua loja. No início da importação existe a opção Atualizar produtos com mesmo handle que deve selecionar para atualizar a ficha de produto.

Caso pretenda atualizar apenas determinado campo, basta inserir o handle do produto e a respetiva coluna a atualizar.

Recomendações

Utilizar o ficheiro de exportação disponível no menu Produtos

Caso pretenda atualizar determinados campos de produtos já existentes não necessita de criar um ficheiro de raiz. No menu Produtos da sua loja pode exportar os campos associados ao stock do Produto.

Se pretende por exemplo atualizar o stock da sua loja, basta exportar o ficheiro de produtos, editar o campo de Stock e voltar a importar novamente na sua loja.

Mesmo que queira atualizar um campo que não faça parte dos campos relacionados com o Stock, já terá a estrutura dos seus produtos e o respectivo Handle, bastando apenas adicionar a coluna em falta.

Para facilitar a sua exportação, caso pretenda atualizar determinados produtos ou categorias, pode utilizar os filtros da listagem, a exportação vai respeitar os filtros aplicados.

Agrupamento de Handles

Ao enviar um ficheiro com vários produtos deve agrupar os Handles de cada produto de forma contínua.

Por exemplo, se tiver 10 produtos para atualizar insira o Handle de cada produto agrupado e seguido.

Atualizar variantes de produtos

Na atualização de variantes do produto, sugerimos que envie no ficheiro todas as variantes e não apenas a variante que pretende atualizar.

Preenchimento das respetivas colunas

Caso pretenda atualizar diferentes campos em produtos diferentes, terá de enviar a informação completa de ambos.

Na atualização de campos, deixar o campo em branco é considerada uma atualização.

Por exemplo: no mesmo ficheiro quer atualizar o preço de um produto e a descrição de outro, em ambos os casos deve enviar a informação dos produtos.

Enviar um campo vazio é considerado uma atualização.