Configuração dos filtros de produtos
A funcionalidade dos filtros de produtos só está disponível em alguns templates.
Os filtros surgem dinamicamente em todas as páginas da loja com listagens de produtos tais como a página Todos os produtos, a página de uma categoria ou uma página com os resultados de pesquisa.
Na listagem de filtros apenas são apresentados filtros que podem ser aplicados à lista de produtos que está a ser consultada. Para aplicar filtros nas listagens deve clicar em Filtros.
Os filtros são baseados nas características dos produtos, como o preço, as categorias, o stock, as marcas, as tags, promoções (incluindo campanhas) e campos personalizados.
Pode ainda criar filtros personalizados baseados nos campos configurados na secção Informação adicional, na ficha de cada produto. Estes filtros ficam acessíveis diretamente a partir da página de um produto e, também, na listagem de filtros.
Tipos de filtros de produtos
Preço
O filtro de preço surge nas listagens sob a forma de um slide que desliza, permitindo ao cliente definir um intervalo de preços com um valor mínimo e máximo.
Ao selecionar este filtro, o intervalo apresentado é definido pelo preço mais baixo dos produtos da listagem, arredondado às unidades, e o valor máximo corresponde ao preço mais alto, também arredondado às unidades.
Stock
O filtro de stock divide-se em duas variantes: Em stock e Sem stock.
Quando o filtro de stock é utilizado com a variante Em stock, são apresentados produtos com a funcionalidade de gestão de stock ativa, unidades em stock disponíveis ou que permitem encomendas sem stock e produtos que, não tendo a gestão de stock ativada, estão no estado Ativo.
Se o filtro de stock utilizado for a variante Sem stock, são apresentados produtos sem a funcionalidade de gestão de stock ativa nos estados Sem stock e Brevemente e com a gestão de stock ativa e sem unidades de stock disponíveis.
Promoção
O filtro promoção permite filtrar a pesquisa pelos produtos com e sem promoção.
Com o filtro Com promoção aplicado na listagem, são apresentados os produtos com um preço promoção atribuído e aqueles que estão abrangidos por uma campanha promocional.
Caso seja aplicado o filtro Sem promoção, são apresentados os produtos que não estão abrangidos por uma campanha promocional nem têm um preço promoção definido na ficha técnica.
Categorias
O filtro das categorias permite segmentar a listagem de produtos por categorias de produtos. Só são apresentadas como filtros as categorias ativas e com produtos enquadrados. É possível escolher várias categorias em simultâneo e as respetivas subcategorias e sub-subcategorias.
Marcas
O filtro das marcas permite encontrar produtos de acordo com a sua marca. Podem ser selecionadas várias marcas em simultâneo.
Tags
Este filtro permite otimizar a pesquisa de produtos por tags, que são etiquetas que permitem categorizar e relacionar produtos (ex. produtos feitos em madeira).
Informação adicional
Este filtro permite segmentar a listagem de produtos com campos personalizados (ex. cor, origem, idade). Pode criar estes campos personalizados na ficha de produto ao criar campos de Listagem na secção Informação adicional.
Para que um campo do tipo Listagem seja utilizado como filtro, deve ativar a opção Definir este campo como filtro de produtos ao criar o novo campo.
Caso se trate de um campo personalizado criado anteriormente, pode clicar em Configurar informação adicional > Lista de campos e ativar a checkbox na coluna Filtros.
Ideias para utilizar os filtros na loja online
Os filtros de produtos têm muito potencial se forem utilizados de forma estratégica e servirem para facilitar a forma como os clientes encontram os produtos quando navegam na sua loja online.
Algumas sugestões para utilizar os filtros na sua loja online:
- Numa loja de roupa filtros de tags ou baseados em campos personalizados com as cores (ex. preto, branco, vermelho), tamanhos (ex. S, M, L e XL) e coleções (Outono/Inverno);
- Para quem vende vinhos utilizar os campos personalizados para definir a origem (ex. Dão), ano de colheita (ex. 2016) e as castas (ex. Touriga Nacional) pode fazer a diferença;
- Se vende eletrodomésticos, como são exemplo os microondas, utilize as marcas e os campos personalizados para especificar aspetos como a classificação energética (ex. A++), a capacidade (ex. 5 litros) e a tipologia (ex. forno e grill);
- Se vende calçado de marcas reconhecidas utilize-as como filtros (ex. Adidas, Merrell, New Balance);
- Numa loja de brinquedos para crianças crie filtros para diferenciar as idades recomendadas (ex. +5 anos, até 12 anos, entre outros);
- Se tem diferentes campanhas ativas defina as diferentes percentagens de desconto como filtros de tags nos produtos abrangidos (ex. Até 20 % de desconto, 50 % de desconto, liquidação total, entre outros);
- Se vende artigos para animais crie filtros de categorias para cada uma das espécies (ex. cães, gatos, animais exóticos) e filtros de tags para diferenciar as raças (ex. pelo curto, pelo comprido) e características dos produtos (ex. alimentação, saúde e higiene, acessórios).
Na criação dos filtros de produtos considere as seguintes boas práticas:
- Os filtros devem facilitar a navegação dos clientes na loja;
- Procure responder às questões frequentes dos clientes com os filtros;
- Utilize termos simples e que são utilizados pelo seu público-alvo;
- Defina filtros baseados na experiência de pesquisa dos clientes.
Perguntas frequentes
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O que são filtros de produtos?
Os filtros de produtos têm como objetivo otimizar a pesquisa dos clientes numa loja online ao permitirem segmentar as listagens de produtos por características como o tamanho, cor, especificações técnicas, marcas, stock, promoções, entre outras.
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Para que servem os filtros de produtos?
Os filtros de produtos são essenciais nas pesquisas de produtos numa loja online. Ajudam os clientes a encontrar os produtos que procuram mais rapidamente.
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Posso criar filtros de produtos personalizados?
Sim, pode criar filtros personalizados baseados nos campos personalizados definidos na ficha de cada produto. Podem ser utilizados campos do tipo Listagem, criados com recurso à funcionalidade Informação adicional.
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Que filtros de produtos devo utilizar na minha loja?
É recomendada a utilização de palavras-chave e termos genéricos que caracterizem de forma clara os seus produtos, para que o cliente consiga encontrá-los facilmente na loja.
Deixamos alguns exemplos de filtros por segmento de negócio:
- Loja de roupa: filtros de cores (ex. preto, branco, vermelho), tamanhos (ex. S, M, L e XL) ou coleção (Outono/Inverno);
- Loja de vinhos: origem (ex. Douro, Dão, Alentejo), ano de colheita (ex. 2016) e ou castas (ex. Alfrocheiro, Castelão, Touriga Nacional);
- Loja de eletrodomésticos: classificação energética (ex. A++), a capacidade (ex. 5 litros) ou tipologia (ex. forno e grill);
- Loja de calçado: filtros de marcas reconhecidas (ex. Adidas, Merrell, New Balance), de cores (ex. castanho, preto, verde) ou tamanhos (ex. 35, 36, 37);
- Loja de brinquedos: filtros para diferenciar as idades recomendadas (ex. +5 anos, até 12 anos, entre outros);
- Loja de artigos para animais: espécies (ex. cães, gatos, animais exóticos), características das diferentes espécies ou raças (ex. pelo curto, pelo comprido) ou características dos produtos (ex. alimentação, saúde e higiene, acessórios).
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Onde surgem os filtros de produtos?
Os filtros de produtos surgem dinamicamente em todas as páginas da loja com listagens de produtos tais como a página do catálogo de produtos, uma página de categoria ou com os resultados de uma pesquisa feita na loja.