Brasil: Utilização de biomassa renovável

Este projeto promove utilização de biomassa renovável para a produção de tijolos e lajes, numa fábrica de cerâmica situada no estado de Pernambuco, para serem vendidos no mercado regional.

Este projeto abrange uma fábrica de cerâmica situada no Município de Paudalho, no estado de Pernambuco, no nordeste brasileiro. A fábrica usava como combustível nos seus fornos madeira do bioma Caatinga. Este bioma é um dos ecossistemas mais ameaçados no mundo, pelo que, ao utilizar a madeira lá existente, a fábrica estava a contribuir para a intensa desflorestação que se regista na região, pondo em risco o seu frágil ecossistema. Assim, a escolha pela utilização de biomassa renovável para a produção de energia térmica para os fornos tem contribuído para reduzir impacte negativo no ecossistema Caatinga e tem permitido o investimento noutras iniciativas sustentáveis.

A escolha do processo de produção mais sustentável através de biomassa renovável proveniente de madeira de atividades de gestão florestal sustentável (briquetes de cana-de-açúcar, madeira de algaroba e de eucalipto e resíduos de madeira provenientes de indústrias e da construção), permite reduzir a desflorestação e as emissões de gases com efeito de estufa. Ao mesmo tempo, a empresa oferece aos seus funcionários alimentos básicos, benefícios salariais e cursos de formação, promove a igualdade de oportunidades e a melhoria das condições de trabalho e oferece equipamentos desportivos à comunidade.

Estima-se que este projeto reduza 55.030 tCO2e em 10 anos. É um projeto verificado externamente com certificações VCS e Social Carbon (registado na Verra Registry System).

Ficha de projeto - Utilização de biomassa renovável
Nome do País Brasil
Área (km2) 8.358.140
População (milhões) 209,5
Rendimento/capita (US$) 8.921
Esperança de vida à nascença (anos) 75,7
Taxa de mortalidade infantil <5 anos (/1000 nascimentos) 14,4
População adulta analfabeta (%) 6,8
Pegada ecológica (ha/capita) 2,8

Emissões CO2 (ton/capita)
2,61