Brasil: Argibem - Utilização de biomassa renovável

O projeto centra-se em tornar sustentáveis três fábricas de cerâmica, localizadas numa região de grande riqueza e características ecológicas únicas da Mata Atlântica.

Este projeto é composto por três pequenas fábricas de cerâmica Argibem, São Sebastião e Vulcão, situadas no estado do Rio de Janeiro, Brasil, onde são produzidos produtos estruturais cerâmicos, como tijolos, para serem comercializados no mercado regional.

Em busca de práticas mais sustentáveis, as fábricas deixaram de lado a prática comum do uso de combustível fóssil, optando por biomassa renovável proveniente de atividades locais de reflorestação resíduos de madeira e serradura.  

Esta alteração para um processo de produção mais sustentável permite reduzir as emissões de GEEs. Além disso, o projeto promove o bem-estar das comunidades. São Sebastião trabalha em parceria uma ONG local que apoia pessoas com o vírus VIH, doação de leite para bebés em instituições de solidariedade. Argibem comprou um camião específico para fornecer água ao hospital local, escolas. As cerâmicas têm implementada uma política de emprego que privilegia a igualdade de todos membros da comunidade, empregando mulheres e pessoas com deficiência em cargos administrativos e na linha de produção.

Estima-se que este projeto reduza 20.814 tCO2e em 10 anos. É um projeto verificado externamente com certificações VCS e Social Carbon.

Ficha de projeto - Argibem - Utilização de biomassa renovável

Nome do País

Brasil

Área (km2)

8.358.140

População (milhões)

214,3

Rendimento/capita (US$)

7.507

Esperança de vida à nascença (anos)

72,8

Taxa de mortalidade infantil <5 anos (/1000 nascimentos)

13,9

População adulta analfabeta (%)

5,7

Pegada ecológica (ha/capita)

2,6

Emissões de gases com efeito de estufa (ton/capita)

2,28