Painel de jurados da 2.ª edição dos CTT e-Commerce Awards conta com várias personalidades nacionais do mundo digital
18 de Outubro, 2022
Os CTT – Correios de Portugal têm o prazer de anunciar os nomes dos membros o júri da 2.ª edição dos CTT E-Commerce Awards, composto por personalidades de renome nacional das mais diversas áreas de negócio.
São oito os nomes que fazem parte deste júri e, apresentamos, em baixo, o respetivo resumo das experiências profissionais de cada um:
O júri será novamente presidido por Carlos Oliveira, co-fundador e Presidente Executivo da Fundação José Neves. Com um percurso ligado à Economia, à Inovação e ao Empreendedorismo, ocupou o cargo de secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, no XIX Governo Constitucional. Foi também conselheiro do Conselho Europeu de Inovação (EIC), entre 2016 e 2021, sendo o único representante português. Criou aos 22 anos a sua primeira empresa, a MobiComp, que seria adquirida pela Microsoft em 2008. É um empreendedor em série, tendo co-fundado e investido em diversas start-ups como a Automaise, iMobileMagic, Asap54, PeekMed, Cardmobili, entre outras. Foi condecorado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, como Oficial da Ordem do Mérito.
Vanda Jesus é atualmente Managing Director da iCapital. Anteriormente, foi Diretora Executiva da Portugal Digital e Diretora de Marketing e Comunicação da Microsoft Portugal. Foi Chief Business Development Officer da ViaTecla. Adicionalmente, foi Diretora Executiva da APDC. Integra o Conselho Editorial da revista Human Resources. É membro não executivo do Board da Startup Portugal. É licenciada em Gestão pelo ISCTE e tem uma pós-graduação em E-Business pela ISEG/IDEFE. Ao longo dos seus 20 anos de carreira profissional foi também Diretora de Projeto na UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento e foi também Diretora de Feiras e de Iniciativas de Terceiros na FIL.
Diogo Teixeira é Cofundador e CEO Beta-i, uma empresa de consultadoria em inovação com escritórios em Lisboa, São Paulo, Bruxelas e Boston. Foi, anteriormente, fundador e sócio-gerente da Couture e Torke CC. Licenciado em Ciências da Comunicação, antes de fundar a sua primeira empresa, Diogo trabalhou para a Brandia Central, PT Multimedia, RTP, Euronews e Euro 2004. É professor convidado na Católica Lisbon School of Business Economics e um orador frequente em conferências de Inovação.
João Dias é Presidente do Conselho Diretivo da AMA desde 1 de setembro de 2022. Foi Vogal Executivo da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, entre abril de 2017 e agosto de 2022, e Vogal do Conselho de Administração da EMEL, de março de 2014 a abril de 2017. Foi também vogal do Conselho de Administração da Prio Energy e CEO da Prio.E. Entre 2005 e 2011, foi Adjunto económico do Primeiro-Ministro de Portugal e a partir de 2009 acumulou a função de Coordenador Nacional do Gabinete para a Mobilidade Elétrica em Portugal. Iniciou a carreira profissional como Técnico Superior, no Departamento de Prospetiva e Planeamento do Ministério das Finanças. É licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e mestre em Economic History pela London School of Economics (LSE), é também licenciado e mestre em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).
João Ribeiro da Costa é Professor Convidado e Head of Digital Transformation da Católica Lisbon, leccionando na licenciatura, nos mestrados internacionais, no MBA e formação de executivos, sendo coordenador dos Programas Digital Transformation, Digital Acceleration, RPA, Design Thinking e RGPD. Tem um percurso de três décadas nas tecnologias de informação, combinadas com duas décadas de empreendedorismo. Este trajeto foi iniciado no LNEC, de onde passou depois para a Universidade Nova de Lisboa, onde iniciou a sua carreira académica como Professor Auxiliar, depois do Doutoramento em Análise de Sistemas na Universidade de Lancaster, UK. Durante este período, lecionou na University of London (Wye College), na Universidade de Parma e na Universidade Católica Portuguesa. Em 1996 optou pela carreira empresarial como sócio fundador da Chiron, como resposta a um projecto para a NASA Kennedy Space Center. Em 2000, foi sócio fundador da e-Chiron, criada para ser o primeiro ASP (Application Service Provider) em Portugal.
Alexandre Teixeira dos Santos trabalha no mundo do Venture Capital há 10 anos, atualmente enquanto um dos co-fundadores e general partner da Chamaeleon, uma nova firma de capital risco baseada em Silicon Valley, com um fundo com mais de 70 milhões de dólares lançado com mais dois partners nos US (o Nuno Gonçalves Pedro e a Songyee Yoon). Anteriormente, responsável pelos investimentos early stage da Bright Pixel - a holding com mais de 250 milhões de euros em investimentos tecnológicos ligada ao Grupo Sonae. Entrou na Sonae IM enquanto diretor na equipa de investimento em finais de 2015, no arranque oficial da atividade desta holding no mercado de Venture Capital. Previamente, desempenhou durante 15 anos em várias empresas, entre Brasil e Portugal, com várias funções dentro do mundo das Telecoms. Explorou em paralelo a vertente de investimento enquanto membro fundador de um clube de business angels - Ganexa Capital.
Pedro Norton de Matos é o mentor e organizador do Greenfest e Bluefest, sendo também Fundador da Academia G, literacia para a sustentabilidade. Foi Presidente Executivo da Unisys para Portugal, Espanha e Itália e Presidente Executivo da Oni Telecomunicações. É licenciado em em Organização e Gestão Empresas pelo ISCTE.
Carolina Afonso é CEO do Gato Preto, tendo sido diretora de Marketing e Digital da marca. A profissional, com uma carreira de mais de 15 anos na área de Gestão e Marketing, passou também pela direção de marketing de empresas multinacionais como a ASUS e Konica Minolta. É professora convidada de Gestão e Estratégia no ISEG. É co-coordenadora da Pós-Graduação em Marketing Digital, da Pós-Graduação em Gestão da Sustentabilidade e de outros cursos executivos do ISEG Executive Education, entre os quais o de eCommerce Management. Tem doutoramento em Marketing pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Complutense de Madrid, mestrado em Marketing pelo ISEG, Pós-Graduação em Marketing Management pelo ISEG e licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Faz parte da direção da APPM – Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing. Tem vários livros publicados na área de marketing e transformação digital.
As inscrições para os CTT E-Commerce Awards 2022 já estão abertas e vão prolongar-se até dia 11 de novembro. Poderão concorrer todas as empresas (pessoas coletivas) e empresários em nome individual, com sede fiscal em Portugal.
O objetivo do concurso CTT E-Commerce Awards é valorizar e promover as melhores práticas do comércio eletrónico e/ou ferramentas – por exemplo marketing digital, logística, pagamentos - e modelos de negócio digitais que lhe estão subjacentes, com valor para as pessoas e para a comunidade, em Portugal.
As categorias a concurso são:
- Site e-Commerce
- App e-Commerce
- Iniciativa e-Commerce PME
- Iniciativa e-Commerce Green
- Iniciativa Comércio Local
- Startup - Inovação em Logistics, Delivery and Returns no e-Commerce
- Startup - Inovação em Pagamentos no e-Commerce
- Startup - Inovação em Marketing Digital no e-Commerce
As inscrições nos CTT E-Commerce Awards são submetidas online, através deste formulário. Mais informações podem ser obtidas aqui.
Após o encerramento das candidaturas, os CTT notificarão na 3ª semana de novembro os três finalistas em cada categoria convidando-os a apresentar um pitch ao Júri de onde será escolhido o vencedor dessa categoria.