CTT preparam operação para a peak season
18 de Novembro, 2022
Os CTT – Correios de Portugal estão a preparar a sua operação no terreno para o expectável aumento do tráfego de encomendas durante a peak season, período que vai da Black Friday ao dia de Reis.
Cientes da importância deste período nos hábitos de consumo dos portugueses, que começam já a aproveitar para fazer as suas compras de natal, os CTT preparam sempre a sua operação com antecedência, para garantir a qualidade do serviço .
Assim, para a peak season deste ano estão a ser implementadas várias medidas na operação e no apoio ao cliente, com o objetivo de fazer face ao elevado volume de encomendas que se espera nesta altura, minimizando eventuais constrangimentos que possam surgir numa operação desta natureza e dimensão, em que é movimentado um elevado volume de encomendas por dia.
Na operação, está a ser preparado o reforço das equipas no tratamento e na distribuição das encomendas; está prevista a distribuição nos feriados e fins de semana e em horários mais alargados; está a ser preparada a recolha de objetos em antecipação dos principais expedidores; e, por fim, estão a ser organizados turnos duplos de distribuição diária.
Para assegurar a rapidez na entrega das encomendas foram abertos novos centros para aumento da capacidade de tratamento (Palmela, Aveiro, Leiria e Maia) e reforçadas as ligações de transporte (incluindo no fluxo ibérico).
Além disso, implementámos ferramentas para facilitar uma gestão do FIFO, para que nos dias em que a procura exceda as estimativas partilhadas pelos clientes, as equipas operacionais tenham informação em tempo real que facilite a entrega mais célere das encomendas atrasadas.
Por fim, implementámos uma nova aplicação mobile para os distribuidores, que para além de ser mais rápida e intuitiva, facilita o contacto com o cliente em caso de ausência, para reduzir o número de objetos em que é deixado aviso para ir levantar em pontos CTT.
Em relação ao apoio ao cliente teremos um reforço de 30% de recursos de atendimento, task-forces durante os feriados e fins-de-semana e, em caso de necessidade, serão alargados os horários de funcionamento das linhas de atendimento a clientes.
Não obstante a implementação destas medidas os CTT estão em constante avaliação da operação e em processo de melhoria continua, pelo que poderão ser implementadas outras ações em caso de necessidade.