CTT participam na seleção dos vencedores do programa de interação com startups Clean Future
18 de Julho, 2023
Os CTT – Correios de Portugal fizeram parte do júri que selecionou as startups vencedoras do programa de aceleração de CleanTech, o Clean Future, que na passada quinta-feira, 13 de julho, apresentou os vencedores do programa que visa apoiar a criação e desenvolvimento de soluções tecnológicas com vista à melhoria da sustentabilidade das cidades.
Foram distinguidas as startups:
- Windcredible, como vencedor global e na categoria de Contrução, está centrada no desenvolvimento e produção de turbinas eólicas de eixo vertical (VAWTS) para utilização nas cidades, uma tecnologia de energia renovável a partir do vento.
- Hortee, na categoria de Retalho, está a reinventar as compras de alimentos locais e sustentáveis, ligando os consumidores aos produtores de alimentos frescos através de facilitadores comunitários privados e públicos.
- The Carbon Games, na categoria de Mobilidade, está a revolucionar a mobilidade sustentável através de soluções inovadoras de carpooling e de um mercado de créditos de carbono de vanguarda.
Os CTT são parceiros estratégicos e um dos patrocinadores principais deste programa de aceleração de startups, uma das operações do Hub Criativo do Beato Living Lab, laboratório-vivo promovido pela Unicorn Factory Lisboa e pela Startup Lisboa, e que conta também com a Deloitte como Knowledge partner, e com a MEXT do Grupo Mota-Engil na Construção, a EMEL na Mobilidade e a GS1 Portugal no Retalho.
Os participantes do Clean Future tiveram acesso a um programa constituído por vários módulos que visaram acelerar o desenvolvimento dos seus projetos.
As startups participantes apresentaram esta quarta-feira as soluções desenvolvidas a um painel de júri, constituído por especialistas reconhecidos. Os CTT foram representados por Nuno Matos, diretor de digital, novos canais e inovação.
“Foi com muito interesse e entusiasmo que os CTT participaram no júri que selecionou as start-ups vencedoras do Clean Future. Genericamente as start-ups apresentaram soluções com bastante potencial, reforçando a convicção de que o resultado do programa poderá contribuir para melhorar a sustentabilidade nas cidades. Os CTT associaram-se a esta iniciativa desde a primeira hora, fundamentalmente pelo alinhamento evidente entre o objetivo do programa e a importância estratégica que a inovação e a sustentabilidade têm para a nossa empresa. Após o dia de hoje julgamos que esse alinhamento terá sido cumprido”, afirmou Nuno Matos.
“A maior transformação a que estamos a assistir enquanto sociedade é criar o futuro das cidades onde as pessoas possam realmente viver. Isto permite-nos expandir o sector das startups que ajudamos em Lisboa. Com parceiros como os CTT, certamente chegaremos a um público mais alargado e a um know-how importante para apoiar estes projetos”, sublinha Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa e Startup Lisboa.
O júri composto por representantes dos parceiros dos programas determinou o vencedor de cada uma das categorias, bem como o vencedor global do programa. Foram atribuídos 5 mil euros ao vencedor de cada categoria, recebendo o vencedor global um valor adicional de 5 mil euros. Os vencedores, além do prémio monetário, têm a oportunidade de continuar o desenvolvimento dos seus projetos na Startup Lisboa e que poderão ser apoiados pelos diferentes parceiros do Programa.
Durante as dez semanas do programa, as startups selecionadas beneficiaram de sessões de mentoria com os parceiros e especialistas das categorias do programa, empreendedores e investidores, e receberam apoio à validação do seu projeto no mercado acompanhado por especialistas. Para além da proximidade com os CTT e da comunidade da Startup Lisboa, tiveram também acesso a uma ampla comunidade unida pelos mesmos valores de sustentabilidade, reforçado pela diversidade de workshops com oradores especialistas em sustentabilidade e negócios.
Esta iniciativa é mais um exemplo de co-inovação nos CTT desenvolvido em parceria com o seu ecossistema de startups. Os CTT têm no CTT 1520 StartUProgram o seu programa de relacionamento com empreendedores a quem procura abrir as portas ao ecossistema da empresa, procurando projetos que se enquadrem no seu negócio, potenciando áreas de colaboração conjunta e com os benefícios recíprocos que daí advêm. Desde a sua criação, o programa já mapeou mais de 1800 empresas, contando com 32 projetos atualmente em curso: 15 em parcerias comerciais, 17 em projetos de co-criação (5 em piloto técnico e 12 em produção), 1 aquisição e 3 investimentos via Techtree, a KIT-AR, a Sensefinity e a Habit.
O Programa de Aceleração Clean Future é uma das nove operações do Hub Criativo do Beato Living Lab, laboratório-vivo co-financiado pelos EEA Grants no âmbito do Programa "Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono". Esta iniciativa está focada no desenvolvimento de novas tecnologias e serviços para impulsionar a sustentabilidade nas cidades sendo o Hub Criativo do Beato (HCB) o seu espaço de experimentação na cidade de Lisboa, com o propósito de o transformar num smart campus e assim contribuir com boas práticas para a mitigação do impacto das alterações climáticas, e onde se espera que as soluções resultantes demonstrem o seu potencial de replicação nas cidades.