CTT disponibilizam atendimento em Língua Gestual Portuguesa em todas as Lojas em parceria com Serviin
10 de Abril, 2025

Os CTT – Correios de Portugal já têm disponível, em todas as lojas próprias, atendimento em Língua Gestual Portuguesa (LGP) para os clientes surdos, em parceria com a Serviin.
Este serviço, totalmente gratuito, robustece a inclusão da comunidade surda no atendimento presencial, que passa agora a ter serviço de interpretação nas lojas físicas, reforçando a proximidade dos CTT aos clientes surdos e quebrando barreiras de comunicação.
A partir de agora, um cliente surdo que se dirija à Loja CTT terá apenas de sinalizar, junto dos colaboradores, que pretende atendimento em LGP. Em seguida, através de um dispositivo dos CTT, o colaborador vai ligar ao serviço de vídeo interprete do Serviin. Assim que a chamada seja iniciada, o dispositivo e respetiva câmara ficarão direcionados para o cliente surdo, para que possa estar em videochamada com a intérprete do Serviin. Pode então ser iniciado o diálogo em LGP entre o cliente surdo e a Intérprete do Serviin que, em simultâneo, fará a tradução entre o cliente Surdo e o colaborador CTT.
Para Sandra Moás, diretora-coordenadora da rede de retalho dos CTT, “este é um passo muito importante na já sólida parceria com a Serviin e vem colmatar a necessidade de comunicação da Comunidade Surda com os CTT, agora presencialmente, nas nossas lojas. É com muito orgulho que disponibilizamos mais uma ferramenta para criar uma igualdade de oportunidades quando se fala de acesso à informação, permitindo total autonomia às pessoas surdas”.
Para Filipe Pereira, CEO do Serviin, “Este novo serviço vem fortalecer a nossa parceria com os CTT e dar maior visibilidade ao trabalho desenvolvido pela equipa dos CTT ao longo deste último ano. Estou certo que terá um impacto muito positivo no dia a dia de muitos surdos, e que deve ser visto como um exemplo a seguir nas políticas de acessibilidade e equidade por outros serviços públicos e privados."
Esta iniciativa diferenciadora vem complementar a oferta disponível para a Comunidade Surda no atendimento CTT, depois de, no início de 2024, ter sido lançada uma vídeo interpretação em Língua Gestual Portuguesa para o atendimento telefónico dos clientes surdos.
Neste atendimento telefónico, intermediado por um intérprete de LGP, também é estabelecida uma videochamada através da aplicação da Serviin. Quando recebe esta videochamada, o profissional da Serviin estabelece de imediato uma chamada de voz com o serviço de apoio ao cliente dos CTT, fazendo depois a tradução, em simultâneo, da conversa, o que permite uma fluidez de comunicação entre as partes. Para usufruir deste serviço, que também é gratuito, o cliente tem apenas de fazer o download da app da Serviin. A linha de atendimento está disponível todos os dias úteis entre as 08h30 e as 19h30.