CTT celebram centenário de nascimento de Amílcar Cabral em emissão filatélica conjunta com Cabo Verde
13 de Setembro, 2024
Os CTT – Correios de Portugal lançam esta quinta-feira, 12 de setembro, uma emissão filatélica conjunta com Cabo Verde celebrando o centenário do nascimento de Amílcar Cabral.
O político, definido pelo próprio como um “simples africano”, ganhou reconhecimento e a projeção universal não só por ter concebido e dirigido a mais bem-sucedida luta de libertação nacional das antigas colónias portuguesas em África, que levou à fundação de dois Estados independentes, a Guiné-Bissau e Cabo Verde, como pelo valioso legado teórico em que assentou a condução dessa luta.
“Para homenagear esta ilustre figura cabo-verdiana e guineense, mas igualmente africana e universal, por ocasião da celebração do centenário do seu nascimento, numerosas iniciativas vêm sendo levadas a cabo, não só nos países cuja libertação concebeu e conduziu e nas respetivas diásporas espalhadas pelo mundo, mas igualmente em grande número de países, onde a influência do seu legado mantém-se atual e efetiva”, segundo a pagela desta emissão conjunta.
O lançamento desta emissão será celebrado com um evento na Fundação Portuguesa das Comunicações, que contará com a presença da administração dos CTT e da Senhora Ministra Plenipotenciária, Dra. Fernanda Fernandes. Em simultâneo decorrerá uma cerimónia em Cabo Verde.
A emissão filatélica é composta por dois selos com valor facial de 0,65€ e 1,30€, o sobescrito de primeiro dia e pela pagela.
As obliterações de primeiro dia podem ser feitas nas lojas CTT Restauradores, Chiado, Palácio dos Correios, Zarco e Antero
Compre aqui