Vantagens
- Obtenção dos motivos de não entrega/de devolução dos objetos
- É opcional e não tem custos
- Acesso online a resultados de forma rápida e simples através de relatórios por expedição de correio
- Informação de entrega de cada objeto
Informação dos relatórios
O cliente obtém informação da entrega dos objetos postais de cada expedição realizada, em três status possíveis:
- Aceite - Entrou no circuito de distribuição
- Entregue - Foi entregue com sucesso
- Devolvido - Com indicação do motivo
-
Motivos de devolução possíveis
- Desconhecido
- Mudou-se
- Endereço Insuficiente
- Endereço Inexistente
- Encerrado
- Faleceu
A quem se destina
Esta nova solução dos CTT é uma funcionalidade associada ao Correio Normal Nacional em quantidade, isto é, com mais de 10 000 objetos por mês. É aplicável a envios com peso até 50g e entregues em Balcões de Correio Empresarial.
O serviço não está disponível para clientes com contratos de máquinas de franquiar ou pré-ativo.
Como aderir
-
Registe-se na Área de Cliente de Correio
Se ainda não tem conta, deverá criar um novo registo.
-
Preencha a Guia Web de entrega de correio
Indique, no campo referente a entrega, a opção “Com Informação”.
-
Extraia as faixas dos “códigos de barras com o prefixo B” para colocar nos objetos
Na preparação do envio, verifique a impressão junto do endereço.
-
Aceda aos relatórios
Os relatórios estarão disponíveis, na Área de Cliente, 5 dias após o envio dos objetos.
Preparação dos objetos
-
Registe-se na Área de Cliente de Correio
Se ainda não tem conta, deverá criar um novo registo.
-
Preencha a Guia Web de entrega de correio
Indique, no campo referente a entrega, a opção “Com Informação”.
-
Extraia as faixas dos “códigos de barras com o prefixo B” para colocar nos objetos
Na preparação do envio, verifique a impressão junto do endereço.
-
Aceda aos relatórios
Os relatórios estarão disponíveis, na Área de Cliente, 5 dias após o envio dos objetos.
Preparação dos objetos
Para que a funcionalidade Correio Normal com Informação seja alvo de tratamento, é fundamental que sejam cumpridas determinadas regras e aplicadas as melhores práticas na utilização das representações gráficas, códigos de barras e envelopes.
-
Representação Gráfica
Para que possamos proceder ao tratamento dos objetos, a impressão da mancha gráfica do Correio Normal com informação no envelope é obrigatória. É a única forma de conseguir diferenciar o atributo deste correio.
-
Códigos de Barras
A zona de endereçamento respeitante ao destinatário, para além da morada deve conter o Código de Barras do cliente (CBC) e o Código Identificador (S10) disponibilizado na Área de Cliente de Correio aquando preenchimento da guia web para Correio Normal com Informação.
As dimensões dos códigos são fundamentais para que fique assegurada a sua correta leitura.
Código de Barras de Cliente (CBC)
Dimensões (standard): 72,7 mm x 3,9 mm
Código de Barras S10 (ISO 39)
Dimensões mínimas: 67 mm x 5 mm
Dimensões recomendadas (standard): 50,2 mm x 7,6 mm -
Envelopes
No âmbito da oferta de envelopes e para assegurar uma maior eficácia no tratamento da informação, sugere-se que sejam utilizados suportes cuja dimensão da/s janela/s permitam contemplar todos os elementos necessários para uma eficaz prestação do serviço.
Dimensões recomendadas:
Envelope 1 Janela
Envelope 2 Janelas