Com o BREXIT - a saída do Reino Unido da União Europeia - foram repostas fronteiras e alfândegas entre os dois blocos económicos.
Passámos a aplicar também ao Reino Unido todas as obrigatoriedades de documentação exigidas nos envios para destinos extracomunitários, em todas a opções de envio Expresso para o resto do Mundo - Internacional e Europa.
Antes de enviar, verifique sempre as regras e cuidados que deve ter em atenção.
Como enviar no pós-Brexit
Identificámos os aspetos críticos do processo de exportação atual:
-
Com o Brexit, os prazos de entrega dos envios Expresso para o Reino Unido mantêm-se?
Sim, para envios de documentos.
Os envios com mercadorias estão sujeitos a controlo aduaneiro pelo que os prazos de entrega são diferentes. Dada a dimensão do processo é expetável que exista um período de ajustamento e adaptação nos primeiros meses após o Brexit. No entanto, os nossos parceiros de distribuição no Reino Unido têm vindo a preparar-se há já muitos meses para o que este processo decorra da forma mais suave possível.
-
Que documentação obrigatória tem de anexar aos envios para países extracomunitários?
Tipologia de envios Documentos necessários Documentos Não aplicável Mercadorias
(transação comercial / venda)- Fatura Comercial
- Quaisquer licenças ou certificados específicos para a mercadoria a expedir
- Declaração de Informações complementaresMercadorias
(natureza não comercial)- Declaração de Valor ou Fatura Proforma -
Qual a informação crítica para que os envios sejam processados e desalfandegados atempadamente?
Contactos
É obrigatório colocar os contactos do remetente e destinatário aquando da criação de envios Expresso para destinos Internacionais.
- Remetente – Colocar número de telefone ou de telemóvel.
- Destinatário – Colocar o número de telemóvel ou, em alternativa, o número de telefone e e-mail.
Pela sua eficácia, é sempre preferível a colocação do número de telemóvel.
Código HS
É essencial fornecer a descrição detalhada da mercadoria, as quantidades e o valor correto da mercadoria.
É muito importante, pelo impacto que terá na agilização do desalfandegamento, a colocação correta do código harmonizado internacional da mercadoria. Esta informação passa a ser obrigatória ao produzir a documentação de transporte Expresso.
Código HS é a abreviatura de Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias. Este consiste numa lista de números utilizados pela alfândega para classificar um produto e é utilizado para definir os direitos e taxas a pagar. Um código HS é também conhecido como código harmonizado, código pautal ou código de mercadoria.
Um código HS é composto por pelo menos seis dígitos e é utilizado pela alfândega para classificar o produto expedido. Desta forma, a alfândega pode calcular com precisão as taxas e direitos e aplicar quaisquer restrições necessárias. Se não incluir o código HS na fatura comercial e noutros documentos de expedição, arrisca-se a que o destinatário pague a taxa errada e a expedição poderá ser atrasada.
Como pode consultar o código HS das suas mercadorias
O código HS pode ser encontrado no site da Autoridade Tributária através de uma pesquisa básica da mercadoria.
O site é o seguinte: https://pauta.portaldasfinancas.gov.pt/pt/nomenclaturas/Pages/exportacao.aspx
Exemplo: Se estiver a expedir canetas, deverá escrever caneta no critério de pesquisa. O sistema irá devolver a seguinte informação:
Aqui encontra a descrição detalhada da caneta que está a expedir e o código HS respetivo. Apenas é necessário fornecer o código HS a 6 dígitos, neste caso 960800.
-
Com o Brexit, passou a ser cobrada uma taxa adicional nos envios para o Reino Unido?
Não. A taxa Brexit para o Reino Unido deixou de ser aplicada a partir do dia 01 de julho de 2022 para os Produtos Internacional Premium, Internacional e Europa.
-
Qual o formato do código postal no Reino Unido? Que cuidados deve ter ao introduzir um código postal do Reino Unido?
O código postal do Reino Unido é composto por dois blocos de informação alfanumérico separados por um espaço. O primeiro bloco pode variar no número de carateres (2, 3 ou 4 carateres). O segundo bloco, após o espaço, tem sempre 3 carateres:
No sentido de garantir que o código postal do Reino Unido é colocado corretamente, aconselha-se a digitar o código postal respetivo e garantir que antes dos últimos 3 carateres do código postal é dado um espaço.
Exemplos:
1 – O código postal é o SW1W0NY
Deverá introduzir o espaço antes da letra O, desta forma: SW1W_0NY
2 – O código postal é o L18JQ
Deverá introduzir o espaço antes do número 8, desta forma: L1 _8JQ
Inserir os dados do destinatário corretamente garante uma operação mais eficiente em Portugal e contribui para a correta e atempada distribuição no país de destino.