Tranquilidade da 'Hora Vaga' inspira ilustração original de Cacifo Locky by CTT
22 de Junho, 2023
Bruno de Almeida. À primeira vista este nome pode parecer desconhecido, mas este anónimo, do Porto, é o vencedor do concurso que a Locky, a nova marca do Grupo CTT, lançou o mês passado e que consistia em ilustrar um dos seus cacifos de forma original.
Brasileiro com residência em Portugal, Bruno é um jovem com licenciatura em Design de Moda no Brasil e em formação no mestrado em Design de Produto na Belas Artes do Porto (FBAUP). Além de um prémio monetário, o designer tem agora a sua obra exposta no cacifo Locky localizado no Shopping Via Catarina, no Porto.
“A ilustração surge de uma prática de observação ao questionar como seriam meus dias se não precisasse esperar pelas entregas em minha casa. Talvez pudesse passar mais tempo na rua, caminhando pelos lugares sem preocupação. Talvez pudesse encontrar amigos que já não vejo há um tempo ou talvez apenas faça nada. É como se criasse um exercício de "Hora Vaga", onde pudesse reservar um tempo em que não precisasse me ocupar com responsabilidades que muitas vezes não dependem apenas de mim”, começa por explicar o jovem design.
Na sua composição, esta pintura “trabalha algumas subversões com corpos elásticos que fazem movimentos impossíveis, como um gesto de se amolecer e estar tranquilo, navegando pela vida com ‘malemolência’ como dizemos no Brasil. Refletem um andar despreocupado, celebrando o viver através do próprio existir, sem esforços externos ou convenções pela qual somos expostos o tempo todo. É um tempo tranquilo, de caminhada pela rua com encontros afetivos enquanto as minhas encomendas encontram o seu lugar certo: os cacifos locky.”
O concurso Art Locky, que decorreu entre os dias 10 de abril e 10 de maio, contou com perto de 100 candidaturas, sendo o júri composto pelo artista Another Angelo e pelo CEO da Locky, Francisco Travassos, a quem coube a difícil tarefa de escolher um vencedor.
Os cacifos Locky são uma solução de enorme conveniência para vendas online, que permite total autonomia aos clientes. Os destinatários decidem quando estão a comprar online se pretendem receber num Cacifo identificando o que lhes é mais conveniente e, depois do objeto depositado, decidem quando o vão levantar. O cliente sabe que a sua encomenda já está no cacifo que escolheu quando recebe um código SMS, tendo depois um prazo de cinco dias para fazer o levantamento.
A rede Locky está em forte expansão e conta já com uma oferta de mais de 600 cacifos, tanto públicos, como click & collect e corporativos, localizados em diversos pontos de norte a sul, nomeadamente em plataformas de transporte intermodais, centros comerciais, campus universitários, redes de retalho físico, ou no caso dos corporativos, em empresas.