Para dar início ao processo de desalfandegamento de uma encomenda, será preciso indicar o número de envio da mesma (cujo formato será: 2 letras + 9 números + 2 letras). Esse dado consta no aviso de desalfandegamento enviado por carta, e-mail ou SMS, ou terá sido fornecido pelo remetente do envio. Para associar um objeto à sua conta no Portal de Desalfandegamento dos CTT, há duas opções:
- Caso ainda não tenha iniciado o desalfandegamento, carregue no botão “Iniciar” em "Iniciar Processo". De seguida, deverá clicar em "Adicionar Objeto", indicar o número do seu envio e adicionar o objeto à sua conta. Se aparecer algum erro a indicar que já existe um utilizador associado ao envio, deverá seguir a instrução da alínea "b";
- Caso já tenha dado início ao processo anteriormente e pretenda continuar o mesmo, deverá carregar em "Continuar" na opção "Continuar Processo" e será redirecionado para a Lista de Objetos. Na página, aparecerão os objetos associados à sua conta. Para aceder ao processo pretendido, deverá carregar no ícone que parece uma caixa aberta na coluna "Ações" constante na linha relativa ao seu envio. Se não localizar uma linha contendo o número de envio que pretende desalfandegar:
a. poderá não ter iniciado o processo ainda e deverá seguir a instrução do ponto 1. Se já fez isso e não resolveu, veja os pontos a seguir;
b. poderá ter iniciado o processo com outro endereço de e-mail, pelo que verifique se foi o que aconteceu;
c. outra pessoa já deu início ao desalfandegamento do envio. É importante verificar se é mesmo o destinatário do envio com o remetente ou se algum familiar ou o próprio remetente não terá dado início ao processo por si, antes de entrar em contacto connosco para perceber o porquê não consegue dar início ao processo;
Para ajuda adicional veja os nossos vídeos tutoriais sobre o processo de desalfandegamento, com explicação detalhada.