Google Analytics Ecommerce

A app Google Analytics Ecommerce é um plug-in de comércio eletrónico avançado que permite medir as interações dos consumidores com os produtos disponíveis na sua loja online durante a experiência de compra.

Configuração da app Google Analytics Ecommerce

A configuração da app é simples e rápida. Basta adquirir e ativar a app a partir do menu Apps / Análise, na área de gestão da sua loja.
Para que os dados sejam recolhidos, a sua loja online deve estar também integrada com o Google Analytics. Pode fazê-lo ao configurar a App Google Analytics , disponível no mesmo menu.
Dependendo do tipo de propriedade que utiliza no Google Analytics para medir o tráfego da sua loja online, pode ou não ser necessário fazer configurações adicionais na ferramenta do Google Analytics para utilizar este plug-in.

Aviso
A partir de 1 de julho de 2023 o Google Analytics deixou de recolher e processar dados em propriedades do tipo Universal Analytics (UA). Para recolher dados através do plug-in de comércio eletrónico avançado, deve integrar uma propriedade do Google Analytics 4 (GA4) com a sua loja online.

Configurar em propriedades Google Analytics 4 (GA4)

Se já utiliza uma propriedade GA4, não tem de efetuar qualquer configuração adicional ao nível da ferramenta Google Analytics depois de ativar a app Google Analytics Ecommerce na sua loja online.
Os dados recolhidos são apresentados no separador Relatórios > Ciclo de vida > Rentabilização > Compras de comércio eletrónico e em Interação > Eventos. Poderá demorar algum tempo até que o Google Analytics comece a recolher os dados da sua loja online.
Nas propriedades GA4 os eventos medidos pelo plug-in de comércio electrónico avançado são os seguintes:

  • view_cart: o carrinho de compras foi visualizado;
  • begin_checkout: um cliente iniciou o pagamento;
  • view_item: um produto foi visualizado;
  • add_to_cart: um produto foi adicionado ao carrinho de compras;
  • remove_from_cart: um produto foi removido do carrinho de compras;
  • add_payment_info: um cliente selecionou o método de pagamento;
  • add_shipping_info: um cliente preencheu a morada de envio;
  • purchase: um cliente registou uma compra na loja online.

No Google Analytics, os eventos representam conversões, que são o resultado da interação dos utilizadores com o website. O plug-in de comércio eletrónico avançado permite monitorizar eventos recomendados relacionados com as vendas da sua loja online.
Para mais informações consulte a página sobre o plug-in Google Analytics E-commerce Avançado.

Aviso
Com o modo de consentimento ativo na App Cookies Bar, a opção Ativar obrigatoriedade de consentimento de cookies surge selecionada por defeito nas configurações desta app. Desta forma, os cookies do serviço externo associado, essenciais para o funcionamento da app na loja online, serão carregados e recolhidos durante a navegação dos visitantes mediante o seu consentimento. Caso a opção seja desselecionada, os cookies da app não serão recolhidas mesmo que o modo de consentimento esteja ativo.

Perguntas frequentes

Quais as diferenças entre as apps Google Analytics e Google Analytics Ecommerce?

A app Google Analytics facilita a integração de propriedades GA4 com a loja online, para a medição de métricas sobre o comportamento dos visitantes. Por seu turno, a app Google Analytics E-commerce permite medir métricas relacionadas com a experiência e processo de compra dos clientes na loja online.

O que é o plug-in de comércio eletrónico?

O plug-in de comércio eletrónico é um recurso avançado do Google Analytics que permite medir as interações dos clientes com os produtos disponíveis numa loja online (ex. visualização de produtos), o desempenho de instrumentos de promoção (ex. cupões de desconto) e eventos relacionados com as etapas do carrinho de compras (ex. escolha da forma de pagamento).

Quais as vantagens de utilizar o plug-in de comércio eletrónico?

A utilização do plug-in de comércio eletrónico avançado do Google Analytics tem várias vantagens associadas, tais como:

  • Mapear a jornada de compra do cliente na loja online;
  • Descobrir os produtos que estão a ser adicionados ao carrinho de compras;
  • Medir o sucesso das diferentes etapas do carrinho de compras;
  • Identificar a etapa do carrinho de compras onde o abandono é mais frequente;
  • Avaliar o impacto das promoções nas vendas;
  • Acompanhar a receita gerada pelas vendas na loja online;
  • Calcular o gasto médio de um consumidor na loja online.

Com estas informações será possível tomar decisões informadas sobre possíveis otimizações na loja online (ex. identificar os produtos relacionados) que deve recomendar no carrinho de compras ou destacar na página principal da loja online.