App Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta essencial na otimização de websites para motores de busca (SEO).

Para que serve a app Google Search Console?

A app Google Search Console facilita a integração da loja online com a ferramenta de análise Google Search Console. A sua configuração é um passo importante para acelerar o processo de indexação do website no motor de busca.

O Google Search Console ajuda a identificar aspetos do website que podem ser otimizados para conseguir melhorar o posicionamento das páginas da loja online nos resultados de pesquisa.

A app está disponível para configuração em Apps / Análise.

Configurar a app Google Search Console

Em primeiro lugar, aceda ao Google Search Console e clique em Iniciar agora. Caso ainda não tenha qualquer propriedade configurada, será necessário fazê-lo.

O primeiro passo é escolher o domínio que pretende indexar e monitorizar no Google. Pode escolher entre dois tipos de propriedade: Domínio ou Prefixo de URL. Escolha a opção Prefixo do URL e insira o domínio primário da sua loja online. 

Pode confirmar o domínio primário da sua loja no menu Configurações / Domínios.

Se tem um certificado SSL instalado no domínio, escreva o endereço da sua loja com HTTPS (ex. https://www.oteudominio.com).

Depois de introduzir o URL, clique em Continuar. De seguida, surgirá uma janela com vários métodos de validação da propriedade. Deve optar pelo método de validação Tag de HTML e clicar para ver mais detalhes.

No detalhe do método de validação Tag de HTML é indicada uma tag de HTML. Basta copiar e colar a tag no detalhe da app Google Search Console em Apps / Análise / Google Search Console.

Depois de colar a tag HTML no detalhe da app e clicar em Gravar dados, aceda novamente à sua conta na ferramenta do Google Search Console e clique no botão Validar.

Ao surgir a indicação de que a propriedade está validada significa que completou a integração.

A partir deste momento, o Google irá recolher e processar dados sobre o seu domínio nos motores de busca. Significa isto que as páginas da sua loja online começam a ser indexadas.

Enviar o sitemap

O envio do sitemap do domínio é fundamental para que o Google consiga ler e compreender a informação disponível nas páginas da sua loja online. Os sitemaps são arquivos de dados que ajudam o Google a compreender a estrutura de um website e a identificar as principais páginas que devem ser indexadas.

O sitemap da sua loja online é gerado dinâmica e automaticamente no formato XML. O sitemap de uma loja online criada na plataforma Criar Lojas Online dos CTT obtém-se facilmente ao adicionar /sitemap.xml no final do endereço da sua loja (ex. https://www.oteudominio.pt/sitemap.xml).

Para fazer o envio do sitemap no Google Search Console, aceda à ferramenta e, na barra de navegação lateral, clique em Sitemaps. No campo Adicionar um novo mapa do site escreva sitemap.xml e clique em Enviar.

Nota:

Sendo uma ferramenta de análise, o Google Search Console disponibiliza regularmente relatórios com informações que decorrem da análise às páginas de um website.

Em alguns relatórios, pode observar erros de indexação que não estão necessariamente relacionados com problemas técnicos existentes na sua loja online. A sua origem está relacionada com regras de indexação implementadas pela plataforma Criar Lojas Online em conformidade com as diretrizes e boas práticas recomendadas pelo Google.

Pode saber mais informação sobre os erros de indexação no artigo de suporte do Google sobre o Relatório de cobertura do índice.


Recursos úteis: