O sucesso de uma marca não acontece por acaso. Exige um caminho estruturado, baseado na preparação e em escolhas estratégicas bem fundamentadas.
No passado dia 16 de janeiro, realizou-se a Convenção CTT 2025, com a participação de parceiros e clientes. No evento, foram partilhadas experiências, soluções inovadoras e tendências em diversas áreas de atuação, incluindo a publicidade.
A sessão teve como orador convidado Nuno Antunes, da agência Milford, com o tema “15 minutos e uns 30 gramas de estratégia de marketing'', que reforçou a importância da fase de preparação na criação de campanhas eficazes. Segundo o partner da Milford, marcas que seguem um processo de forma disciplinada têm mais oportunidades de se destacar, evoluir e conquistar o seu espaço no mercado.
No painel, participaram ainda com João Ferreira, CEO Instituto Marketing Research, que apresentou o recente estudo sobre a recetividade da publicidade física em Portugal, e Marco Peixoto, CEO Linxyt Software, que partilhou o seu testemunho sobre o impacto do Direct Mail na divulgação do seu negócio: "O Direct Mail (DM) tem o poder de capturar a atenção de forma única. Destacar-se no meio da concorrência é crucial, e o correio físico oferece uma oportunidade rara para criar um impacto mais pessoal e diferenciado na comunicação com os decisores."
Nesta sessão, explorou-se como a criação de uma campanha eficaz exige um processo estruturado, passando por diferentes fases essenciais – desde o briefing e alinhamento estratégico até à conceptualização e entrega – garantindo assim coerência e impacto nos resultados.
Sem um bom briefing, não há bons resultados
Uma campanha bem planeada começa com um briefing que funciona como um guia essencial nesse processo, alinhando a visão estratégica com a criatividade. Este documento alinha as expectativas e responde a 5 perguntas fundamentais:
- Qual é o desafio ou oportunidade? Porque vamos comunicar?
- O que não podemos deixar de saber para fazer o nosso trabalho? Quais são os principais aspetos a ter em conta?
- Com quem vamos conversar? O que sabemos sobre essas pessoas?
- Qual a resposta à comunicação que pretendemos e como a alcançar? O que queremos que as pessoas pensem, sintam e/ou façam?
- Que elementos limitam ou condicionam a mensagem? O que é que não podemos deixar de ter em consideração na sua criação, produção e difusão?
Criatividade: O fator-chave para campanhas de impacto
Ter uma estratégia bem definida é essencial, mas é a criatividade que torna a campanha memorável. Mais do que vender um produto ou serviço, uma campanha criativa é capaz de gerar emoções, reforçar a identificação com a marca e deixar uma mensagem duradoura na mente do público-alvo. Assim, investir tempo na formulação da estratégia e na criatividade pode ser a diferença entre uma campanha comum e uma campanha de sucesso.
A criatividade é a alma de qualquer campanha publicitária com impacto. Num cenário onde o público está cada vez mais seletivo, é a originalidade que transforma uma simples campanha numa experiência marcante. As marcas que compreendem o poder da criatividade conseguem não apenas vender os seus produtos, mas também construir relações autênticas e duradouras com seus consumidores.
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Da ideia à realidade: A fase da entrega
Esta etapa pode ser complexa para quem confunde canais com estratégia. Contudo, é nesta fase que se define como o conteúdo será direcionado ao público-alvo e em que canais a mensagem será difundida.
Um estudo realizado pelo IMR – Instituto de Marketing Research em 2024 sobre o impacto da publicidade por correio mostra que:
- 97,5% dos portugueses acede à caixa de correio pelo menos uma vez por semana
- 75,6% confia mais na publicidade física para as suas decisões de compra em detrimento de outros meios
- 70% considera a publicidade na televisão e digital mais saturante e intrusiva
- 57,8% recorda ter sido impactado por publicidade através da caixa de correio
- 65,6% dos jovens que preferem a publicidade física afirmam que é mais fácil utilizar conteúdo impresso do que digital
- 49,1% considera que a publicidade física tem mais impacto na decisão de compra
O estudo revela também que a maioria das empresas (93,8%) reconhece o impacto positivo de uma estratégia multicanal e pretende continuar a utilizar correio publicitário em 2025 (90,3%).
Neste contexto, no último trimestre de 2024, os CTT lançaram a campanha 'Histórias de Impacto', que procura realçar a importância dos meios de comunicação físicos e incentiva as marcas a diferenciarem-se através das soluções de Correio Publicitário. Sob o mote “Vamos à Luta?”, a campanha reforça a importância desta poderosa ferramenta de marketing num mundo cada vez mais saturado pela comunicação digital. Assim, os CTT mantêm o compromisso de apoiar inúmeras empresas na criação de relações sólidas com os seus clientes, evidenciando o impacto positivo do Correio Publicitário na construção de marcas e no aumento da eficácia das campanhas.
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