Carrinhos abandonados

Os carrinhos abandonados representam uma desistência da compra por parte do cliente, mas podem também ser vistos como uma oportunidade. Saiba como recuperar carrinhos abandonados e transformá-los em vendas. 

Gerir os carrinhos abandonados

No menu "Encomendas/Carrinhos abandonados" pode aceder a lista dos vários carrinhos abandonados criados na loja.

Fig.1 - carrinhos

Pode filtrar os carrinhos que são apresentados e o respetivo estado, utilizando os filtros disponíveis ou a barra de pesquisa. 
Um carrinho é considerado abandonado após ter sido deixado pelo cliente na loja. A recuperação manual ou automática dos carrinhos abandonados só poderá ser iniciada 60 minutos após o abandono da compra. 
Pode gerir os carrinhos abandonados na área de gestão da sua loja online a partir de qualquer dispositivo. 
Qualquer carrinho abandonado criado há mais de 3 meses, que não tenha sido recuperado, será eliminado. 

Verificar o detalhe de um carrinho abandonado

Para aceder ao detalhe de cada carrinho abandonado pela vista genérica, clique no número correspondente (ex. #509). 
Pode verificar informações sobre o cliente, os produtos deixados no carrinho de compras, confirmar que passos do carrinho foram completados e agilizar o procedimento de recuperação. 

Fig 2

Exportação de ficheiro de carrinhos abandonados

A opção "Exportar" no menu "Encomendas/Carrinhos Abandonados" permite receber no seu endereço de email (configurado em "Configurações/Conta /Definições de Conta) um ficheiro com os carrinhos abandonados da sua loja online. 
O ficheiro exportado contém todos os parâmetros e informações que podem ser verificados diretamente na plataforma e no detalhe de cada carrinho abandonado.  

Fig 3 - carrinhos

Recuperação automática dos carrinhos abandonados

A recuperação de um carrinho abandonado pode ser feita de forma manual ou automática. Para configurar a recuperação automática:

  1. Aceda ao menu "Configurações/Carrinho";
  2. Consulte a secção "Carrinhos abandonados";
  3. Verifique a opção "Notificação automática";
  4. Clique em "Activar recuperação automática de carrinhos abandonados";
  5. Clique em "Gravar dados". 

Fig 4 - carrinhos

No detalhe do carrinho abandonado pode ver a hora exata em que o email é enviado ao cliente. 
Os carrinhos abandonados ficam disponíveis e sincronizados e podem ser acedidos a partir de qualquer dispositivo utilizado pelo cliente. O cliente não precisa de ter um registo ou login efetuado na área de cliente quando acede ao link de recuperação, já que irá visualizar uma réplica exata do carrinho de compras abandonado na loja. 
Pode também cancelar o envio de qualquer notificação na opção "Cancelar subscrição". Ao utilizar esta opção, deixará de ser enviada qualquer outra notificação relacionada com o carrinho abandonado para o endereço de email associado. 

Fig 5 (1)

No menu "Configurações/Carrinho", na secção "Carrinhos abandonados", pode: 

  • Personalizar o texto de recuperação 
  • No campo "Texto de recuperação" pode personalizar o texto que é enviado no e-mail de recuperação. 

Fig 6

Adicionar um cupão de desconto ao email de recuperação

No campo"Cupão de desconto", selecione um cupão a incluir no email de recuperação do carrinho abandonado ou crie um cupão. 
Se utilizar cupões exclusivos para clientes Revenda/B2B ou Não Revenda/B2B, essas condições serão respeitadas no envio do email de recuperação dos carrinhos abandonados. 

Definir quem é notificado 

Na opção "Notificar cliente" selecione uma de duas opções disponíveis: 

  • Clientes que subscreveram a newsletter; 
  • Todos os clientes que abandonaram o checkout.

Recomendamos que escolha a opção "Clientes que subscreveram a newsletter", porque estes clientes deram o seu consentimento para receber comunicações por email. 

Definir quando um cliente é notificado

Na opção "Notificar após" selecione o número de horas em que o cliente é notificado após a criação do carrinho abandonado. 

  • 1 horas;
  • 3 horas;
  • 6 horas;
  • 12 horas; 
  • 24 horas; 
  • 48 horas. 

Pode ainda personalizar a aparência do email de recuperação. No campo "Texto de recuperação" clique em "Editar template de email". 

Fig 7 (1)

Recuperação manual dos carrinhos abandonados

Para recuperar manualmente um carrinho através do envio de um email ou de um link de recuperação gerado para o mesmo deve: 

  • Aceder ao menu "Encomendas"; 
  • Clicar em "Carrinhos abandonados"; 
  • Clicar no carrinho que pretende recuperar; 
  • Clicar em "Enviar email"; 
  • Pré-visualizar o email que irá ser enviado; 
  • Clicar novamente no botão "Enviar email". 

O envio manual do email de recuperação só pode ser utilizado quando a opção "Notificação automática" está desativada no menu "Configurações/Carrinho/Carrinhos abandonados". Apenas é possível enviar um email de recuperação por cada carrinho abandonado. 
Em alternativa ao passo anterior, pode optar por copiar o link de recuperação e enviá-lo ao cliente. Pode utilizar esta alternativa quando o cliente já foi notificado, mas o carrinho não foi recuperado. 

Perguntas frequentes

Quais os critérios considerados na opção "Deixar que a Shopkit descubra a melhor hora?"

Vão ser testadas várias horas durante a recuperação automática de carrinhos abandonados, sendo posteriormente utilizada a hora com melhor taxa de recuperação. 
São precisos 100 carrinhos abandonados para que o algoritmo descubra a melhor hora de recuperação. 
 

Durante quanto tempo os carrinhos abandonados permanecem disponíveis?

Os carrinhos abandonados ficam disponíveis durante 3 meses após terem sido criados. Durante este período vai ser possível fazer a gestão e recuperação dos mesmos. 
Ao fim desses 3 meses, qualquer carrinho abandonado que não tenha sido recuperado será eliminado e a informação não poderá ser recuperada. 
 

A funcionalidade respeita todas as condições de utilização de um cupão?

A funcionalidade dos carrinhos abandonados vai respeitar configurações de exclusividade de utilização do cupão por parte de clientes Revenda/B2B e Não Revenda/B2B. 
Caso um cupão seja exclusivamente para clientes Revenda/B2B, só vai ser utilizado na recuperação automática de carrinhos abandonados por clientes de Revenda/B2B. 
As restantes condições de utilização que podem ser configuradas em cada cupão (ex. tags de cliente, cliente com login, entre outras) não serão consideradas no envio do cupão no email de recuperação dos carrinhos abandonados. 
 

Posso filtrar os carrinhos abandonados que pretendo exportar?

Sim, no menu "Encomendas/Carrinhos Abandonados" é possível filtrar a listagem através da opção "Filtrar Carrinhos".

A funcionalidade tem custos associados?

A funcionalidade Carrinhos Abandonados não tem custo adicional, mas está disponível apenas nos planos Plus, Corporate e Corporate Plus.

Posso editar o email enviado na recuperação dos carrinhos?

Sim. No menu "Configurações/Carrinho" é possível personalizar o texto que será enviado no e-mail de recuperação. 

É também possível fazer uma personalização total do email enviado na recuperação no menu "Aparência/Avançado /Emails", na opção "Carrinho abandonado".