O peso volumétrico é uma medida utilizada para calcular o custo de envio de um objeto com base no espaço que ele ocupa. A faturação do objeto é efetuada com base na comparação entre o peso real e o peso volumétrico sendo faturado o maior dos dois pesos.
Para o cálculo do peso volumétrico é necessário utilizar uma fórmula e aplicar um fator de conversão específico, de acordo com o meio de transporte utilizado.
-
Para que é necessário?
Os meios de transporte têm limitações tanto em termos de peso como de espaço disponível para transportar mercadorias. Por isso, é essencial considerar não apenas o peso real de um envio, mas também o espaço real que ele ocupa, ou seja, o seu peso volumétrico. Isto permite que o transporte seja eficiente e equitativo, já que uma carga leve, mas volumosa, pode ocupar o espaço de várias mercadorias mais pesadas, mas compactas.
Exemplo: conjunto almofadas de penas vs. uma caixa de ferramentas
Um conjunto de almofadas de penas, de 8 kg, ocupa muito mais espaço do que uma caixa de ferramentas com o mesmo peso. As almofadas, por serem volumosas, terão um peso volumétrico maior e será faturado com base nesse peso, enquanto o conjunto de ferramentas será cobrado pelo peso real, já que ocupará menos espaço.
Se o transporte fosse cobrado apenas com base no peso real, as cargas volumosas mas leves poderiam ocupar grande parte do espaço de um veículo sem refletir esse impacto no custo do transporte. Por isso, o cálculo do peso volumétrico é uma forma justa de repartir os custos, para assegurar que o espaço disponível é utilizado de forma eficiente.
Como é calculado
- Meça a sua encomenda em cm (comprimento, largura e altura)
- Multiplique comprimento, altura e largura (em cm)
- Divida pelo fator de conversão referente ao meio de transporte
Peso volumétrico = Comprimento x Altura x Largura / Fator de conversão
Fatores de conversão
Vamos exemplificar a forma de descobrir o peso volumétrico de um envio.
Por exemplo, para um envio cujo peso real é 10kg com 50cm de comprimento, 40cm de altura e 40cm de largura:
Via Terrestre ou Aérea Ibérico: 50 x 40 x 40 / 6000 = 13,3kg peso volumétrico
Via Marítima: 50 x 40 x 40 / 3000 = 26,7kg peso volumétrico
Neste caso, o valor a faturar será definido em função do peso volumétrico (13,3kg caso seja transportado via terrestre ou aérea ou 26,7kg caso seja transportado via marítima) uma vez que é superior ao peso real desta encomenda (10kg).
Fluxos possíveis e fatores de conversão associados
O meio de transporte é definido de acordo com a origem e destino e a tipologia de produto utilizado para o envio.
Notas:
1) Envios via aérea com origem/destino Madeira e Açores poderão estar condicionados de acordo com a capacidade do transportador aéreo.
2) O quadro de referência acima reflete a situação padrão. As ligações de, para e entre Ilhas, poderão ser diferentes do meio de transporte indicado, e alheias aos CTT.
3) No caso do fluxo Internacional, caso exista a necessidade de realizar uma recolha fora do território ibérico (clientes com contrato), o fator de conversão aplicável será de 5.000.