Antes de criar uma conta Stripe consulte a página de soluções de pagamentos e conheça os métodos de pagamento disponíveis e respetivo tarifário.
Requerimentos de utilização
- Ter uma loja na plataforma Criar Lojas Online dos CTT;
- Ter uma conta Stripe;
- Ler e aceitar os Termos e Condições da Stripe;
- Ter um Certificado de Segurança SSL.
Compatibilidade
Requisitos para Apple Pay:
- Browser Safari num dispositivo com iOS 10 ou macOS Sierra;
- Cartão do cliente tem de estar inserido na Wallet.
Requisitos para Google Pay:
- Browser Google Chrome com pelo menos a versão 61;
- Cartão do cliente tem de estar inserido no Google Pay.
Caso algum destes requisitos não seja cumprido pelo dispositivo ou browser do comprador, os métodos de pagamento não vão surgir no carrinho de compras.
Já tem conta Stripe?
Passo 1
Aceda ao menu Configurações/Pagamentos e clica no botão Activar no método Carteira digital e, de seguida, clica em Conectar com Stripe.
Passo 2
Vai ser encaminhado para a página de autorização Stripe. Na página apresentada associe a sua conta Stripe.
Depois de fazer login a sua conta fica conectada à sua loja online.
Não tem conta Stripe?
Pode criar uma conta gratuitamente. O registo é simples e, após a validação de conta, pode começar logo a receber pagamentos.
Passo 1
Aceda ao menu Configurações/Pagamentos e clique no botão Activar no método Carteira digital e, de seguida, clique em Conectar com Stripe.
Passo 2
Preencha o formulário com os dados que são solicitados. Depois de criada, a conta no Stripe ficará conectada com a sua loja online.
Passo 3
Acede à sua conta Stripe e no menu Configurações/Formas de pagamento, clique em Ativar nas Carteiras da Apple Pay e Google Pay e aguarde pela aprovação do Stripe.
Passo 4
Após criação de conta deve enviar a documentação solicitada pelo Stripe.
Configurações Adicionais
Instruções/ Mensagem
Pode adicionar instruções que ajudem a finalizar a compra e também facilitem a gestão das encomendas da sua loja online.
Estas instruções vão surgir ao cliente sempre que um cliente finalizar a encomenda e também são enviadas no e-mail de encomenda.
Descrição
Pode editar a descrição do método de pagamento que surge por defeito no carrinho.
Valor mínimo de encomenda/Valor máximo de encomenda
Pode limitar um método de pagamento a um intervalo de valor de encomenda, definindo um valor mínimo e/ou máximo de encomenda para que o método de pagamento surja disponível na tua loja.
Visibilidade
Caso a sua loja esteja no plano Corporate Plus com a funcionalidade Revenda/B2B ativada, pode definir para que clientes este método de pagamento é apresentado no processo de compra na sua loja: a todos os clientes, clientes finais ou clientes com acesso à área de Revenda/B2B.
Desconectar conta Stripe
Se quiser desconectar conta Stripe da sua loja online pode fazê-lo no menu Configurações/Aplicativos autorizados, na área de cliente no Stripe, e revogar o acesso à sua loja online.
Perguntas frequentes
-
Tenho de ter conta de cliente na entidade de pagamentos?
Sim, precisa de fazer um registo de cliente no Stripe para ativar a Carteira Digital na sua loja online. Para validar o registo, a entidade de pagamentos pode exigir o envio de alguma documentação.
-
Aplicam-se taxas de transação nos pagamentos por Carteira digital (Apple Pay e Google Pay)?
Sim. As taxas de transação serão aplicadas sobre o valor total de cada encomenda paga pelo cliente.
-
O pagamento é validado de forma automática?
Sim, o pagamento será validado de forma automática no detalhe da encomenda assim que for processado pela entidade de pagamentos associada.
-
Como é que recebo o dinheiro?
Os pagamentos das encomendas são validados, processados e recebidos automaticamente na sua conta de cliente no Stripe. A partir da área de cliente, em Configurações > Contas bancárias e moedas, pode agendar transferências automáticas ou manuais dos valores recebidos para uma conta bancária.
-
Este método de pagamento aceita reembolsos?
Sim. É possível ao aceder à lista de pagamentos processados no Stripe, consultar o detalhe de cada pagamento a devolver e, de seguida, recorrer à opção Reembolsar para agilizar a devolução do valor pago.
-
Quais são os requisitos de utilização?
Para o cliente conseguir pagar com o Apple Pay, é necessário adicionar o cartão de débito ou pré?pago à app Wallet num dispositivo com o iOS 10 ou macOS Sierra. Será também necessário utilizar o browser do Safari.
No caso do Google Pay, o cartão de crédito tem de estar inserido na app da carteira digital e é necessário utilizar o browser Google Chrome com pelo menos a versão 61. Pode descarregar a app Google Play na App Store ou aqui. De seguida, faça login com a sua conta do Google e adicione uma forma de pagamento. -
Qual o valor das taxas de transação aplicadas?
As taxas de transação aplicadas nos pagamentos com a Carteira digital variam de acordo com o tipo de cartão utilizado (ex: cartão europeu ou internacional).
Consulte as taxas de transação aqui. -
Quem suporta as taxas de transação?
É o comerciante que suporta o custo das taxas de transação aplicadas. As taxas são deduzidas no valor total pago pelo cliente no registo de uma compra na sua loja online.