Google e os motores de busca

Para que a sua loja online tenha sucesso, é crucial desde a primeira hora que as pessoas a encontrem nos motores de pesquisa.

Saiba como garantir que a sua loja online é indexada pelo Google.

SEO

O SEO (do inglês Search Engine Optimization) ou otimização para motores de busca, é o conjunto de práticas que têm como objetivo melhorar o posicionamento da sua loja numa pesquisa orgânica de um motor de busca, nomeadamente o Google. 

As estratégias de SEO podem aumentar o número de visitas e também a sua qualidade, onde qualidade significa que os visitantes concluem a ação pretendida, por exemplo, realizar uma encomenda. 

A otimização pode assumir várias formas, desde a construção de um site otimizado para os motores de busca até à utilização de palavras-chave e conteúdo relevante que geram tráfego para a sua loja. Os resultados das práticas de SEO não são imediatos, pode levar algum tempo até que começar a ver os frutos do seu trabalho, mas certamente vão garantir que o seu negócio permaneça na web por muito tempo e alcance os objetivos pretendidos. 

Como funciona a pesquisa orgânica do Google

Quando um utilizador faz uma pesquisa no Google, este devolve os resultados que acredita serem os mais relevantes. A relevância é determinada por diferentes fatores, entre eles o PageRank de uma determinada página. O PageRank é a medida da importância de uma página com base nos links de entrada de outras páginas, ou seja, cada link para a sua loja proveniente de outro site vai influenciar o PageRank da loja.

Alguns fatores que podem contribuir para a sua loja surgir em lugares mais cimeiros na pesquisa orgânica dos motores de busca:

  • Conteúdo relevante e de qualidade;
  • Utilização de palavras chave (keywords) relevantes;
  • Tempo de registo do domínio;
  • Quantidade e relevância de links externos que apontam para o teu site. 

Na página do Google para Webmasters pode consultar algumas das práticas recomendadas que podem ajudar a melhorar a classificação do seu site. 

Otimização para motores de busca

As lojas criadas na plaforma dos CTT estão otimizadas para motores de busca garantido uma melhor posição nos resultados do Google. 

Na opção “Motores de Busca” (disponível em todos os menus nos quais insere conteúdo: produto, páginas, blog, etc.) pode personalizar estes campos, se optar por passar outra informação para os motores de busca em vez dos dados gerados automaticamente a partir do conteúdo inserido. 

Google e os motores de busca fig 1

Título da Página

O título de uma página web deve ser uma descrição precisa e concisa do conteúdo do site. Este elemento é fundamental para a experiência do utilizador e para o SEO, pois cria valor em três áreas específicas: relevância, navegação, e nas páginas de resultados de pesquisa (SERP’s).

Meta description

É o texto que surge logo abaixo do título e fornece informação concisa do conteúdo da sua loja. São habitualmente usadas nas SERP’s e, embora não influenciem o posicionamento da loja, são extremamente importantes na obtenção de clicks de utilizadores através das SERP’s. Estes parágrafos curtos são uma oportunidade para promover o conteúdo da sua loja e permitir que os utilizadores saibam exatamente se o seu site contém as informações/produtos que eles estão à procura. A meta description deve conter entre 150-160 caracteres.

Meta Tags

São as palavras-chave (Keywords) pelas quais pretende que a sua loja, produto ou outro conteúdo surja quando um utilizador faz uma pesquisa no Google. Utilizar as palavras chave corretas é fundamental para chegar aos seus clientes. Deve conhecer o mercado em que trabalha e principalmente o cliente-alvo para assim saber exatamente quais as palavras-chave que deve utilizar.

URL

Uniform Resource Locator – O URL descreve a sua loja para os visitantes e para os motores de busca. O URL deve ser o mais descritivo e breve possível para que um visitante que vê apenas o URL possa ter uma ideia do que vai encontrar na sua loja.

Encriptação SSL

Desde agosto de 2014 que o Google começou a ter em conta o facto de um site usar ou não https como critério de ranking. 
Ter um site seguro é agora, segundo o Google, um critério muito importante para a classificação e posicionamento nos motores de busca e considerado uma boa prática de SEO. 

Google e os motores de busca fig 2

Google webmastertools

No Google Webmaster Tools tem ferramentas que podem ajudar a encontrar as palavras corretas para a sua loja a ser encontrada pelo Google. Com esta ferramenta pode monitorizar e otimizar o desempenho do seu site na pesquisa do Google.

App Google Search Console

É uma ferramenta de otimização de websites para motores de busca e está disponível na App Store da plataforma Criar Lojas Online. Esta App facilita a integração ao Google Search Console onde tem disponível a Tag de HTML que só tem de copiar e colar na App.

Enviar o Sitemap para o Google Webmaster Tools

Um Sitemap é um documento que informa os motores de busca quando novas páginas são adicionadas e quantas vezes deve voltar a verificar alterações em páginas específicas.  
A plataforma Criar Lojas Online disponibiliza a todas as lojas o sitemap. Para o consultar basta adicionar /sitemap.xml ao endereço da sua loja (por ex. http://asualoja.lojasonlinectt.pt/sitemap.xml).
 
Conteúdo relevante, atualizado e de qualidade é um fator fundamental para ter um negócio de e-commerce de sucesso. O SEO pode ser incrivelmente valioso para o crescimento da sua loja online. Embora os resultados possam não ser imediatos vão garantidamente ajudar no sucesso do teu negócio. 

Perguntas frequentes

Qual a diferença entre SEO on-page e off-page?

O SEO on-page caracteriza-se pelas ações de otimização realizadas no próprio site, como são exemplo a otimização de títulos, palavras-chave, links internos, meta-description, aspetos técnicos, entre outros. O SEO off-page, está relacionado com ações de otimização feitas de forma externa ao site. Podem ser feitas nas redes sociais, Google My Business, noutros sites e blogs.

Como posso saber a posição da minha loja no Google?

A posição de um website nos resultados de pesquisa pode variar ao longo do tempo. Por essa razão, a otimização de um website ou loja online para os motores de busca deve ser um processo contínuo no tempo. Pode monitorizar a posição do seu website no Google com recurso às ferramentas do Google Analytics e Google Search Console

O que é o Pagerank?

É um algoritmo utilizado pelo Google que mede a autoridade de uma página e, desta forma, posiciona os websites nos resultados de pesquisa. O PageRank é atribuído numa escala de 0 a 10, sendo que 10 representa um website com a autoridade máxima. 
A métrica está também relacionada com o conceito de link juice, que é referente ao contributo de cada website no PageRank das páginas de destino dos links externos hiperligados. 

O que é o SEO (Search Engine Optimization)?

O SEO (do inglês “Search Engine Optimization“) ou otimização para motores de busca, é o conjunto de práticas que têm como objetivo melhorar o posicionamento de um website nos resultados de pesquisa num motor de busca (ex. Google).